CONSUMIDOR ESTÁ PREOCUPADO COM DESEMPREGO, APONTA ÍNDICE DE CONFIANÇA

De acordo com o Índice Nacional de Confiança (INC) de fevereiro, realizado para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) pela startup de tecnologia Behup, o consumidor brasileiro está com medo de perder o emprego, pouco propenso a consumir e preocupado com o futuro da economia.

O indicador registrou 81 pontos em fevereiro e ficou praticamente estável em relação a janeiro. A análise, que vai de 0 a 200 pontos, sinaliza queda de um ponto no nível de confiança pelas incertezas decorrentes da pandemia do coronavírus.

Em maio e junho do ano passado, período de maior distanciamento social, os índices apontados foram de 77. Nos meses seguintes houve crescimento, até que em outubro chegou a 87. As quedas voltaram desde novembro/2020, coincidindo com o crescimento do número de infectados pela Covid-19. E em março a percepção do consumidor tende a piorar por causa do agravamento da pandemia no Brasil.

“À medida que a pandemia se agrava, os índices de confiança tendem a cair, justamente por causa da expectativa de queda na renda e no emprego”, diz Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP. Atualmente, 48% dos entrevistados consideram suas condições financeiras atuais muito ruins e somente 28% acham que estão numa situação boa.

Um índice preocupante é que 62% das pessoas que foram ouvidas conhecem alguém que ficou desempregado por causa da economia nos últimos seis meses. Pesquisadores da Behup ouviram 1.500 brasileiros em todas as regiões do país.

Sobre consumo, somente 27% dos entrevistados se sentem neste momento mais seguros para comprar bens de grande valor – como um carro ou uma casa – ou médio valor, como geladeira ou fogão. “Não há confiança para consumir porque a economia não vai bem sem auxílio emergencial – que ajuda a impulsionar as compras – e por conta do aumento do desemprego causado pela pandemia”, afirmou Ruiz de Gamboa.

Por ACSP