São Paulo, 19 de abril de 2024 - Os aspectos técnicos e os eventuais obstáculos jurídicos que o governo deve encontrar para a implantação do projeto de transferência da sua sede administrativa à região central foram os temas da reunião do CPU e do NEU na quinta-feira (18). Entre outros objetivos, a mudança para a região dos Campos Elísios pretende contribuir com a revitalização do centro de São Paulo, e, segundo os especialistas, trata-se de uma tarefa que deve considerar vários fatores.
A reunião foi aberta pelo coordenador da CPU, Antônio Carlos Pela, que fez uma breve retrospectiva dos esforços da ACSP, em relação à revitalização do centro de São Paulo, desde as propostas e sugestões nos planos de urbanismo, até a parceria com a Prefeitura. Pela lembrou que “entre outros projetos, esta parceria viabilizou o centro de atendimento à pessoa em situação de rua, construído pela ACSP, no Centro, e o Programa Qualifica Já, com cursos para pessoas em situação de rua”.
Como referência para a reunião, a CPU apresentou pontos do projeto que já haviam sido mostrados pelo Secretário de Projetos Estratégicos do Governo do Estado, Guilherme Afif Domingos, no último dia 3 de abril, na ACSP. Foram divulgados também alguns detalhes do Concurso de Arquitetura e Urbanismo que definirá o projeto da construção do centro administrativo.
Opinião dos especialistas
O professor Walter Caldana, coordenador do NEU, também foi o responsável pela condução da reunião que contou com arquitetos, urbanistas e especialistas da área privada e da Prefeitura, além dos membros do CPU, ACSP e do próprio NEU. Caldana lembrou da importância do projeto de transferência do governo, mas também apontou as dificuldades que ele vai encontrar, lembrando outras tentativas de recuperação do centro. “Durante os últimos anos temos feito várias propostas e desenvolvido uma série de programas e projetos para melhorar o centro. Nem todos foram bem-sucedidos e os problemas na região continuam crônicos. Não queremos mais um voo de galinha”.
Em relação aos próximos passos, a proposta do CPU e do NEU é trazer para o debate outras associações ligadas ao centro. Além do Viva o Centro, que já estava na reunião, serão convidas associações ligadas ao comércio da região central para contribuir com o debate.
Redução de riscos
De modo geral, a reunião teve um saldo positivo e deverá ter uma sequência em breve, como afirmou Antônio Carlos Pela. Apesar do apoio geral ao projeto do Novo Centro Administrativo, todos lembraram a importância de se reunir com representantes do Ministério Público, no sentido de reduzir eventuais problemas jurídicos, e de garantir que o projeto tenha uma gestão técnica que garante sua contribuição para a revitalização do centro de São Paulo.
Inscrições do Concurso
O edital do concurso de Arquitetura e Urbanismo para a construção do Novo Centro Administrativo do governo estadual foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo e tem inscrições abertas até 12 de junho. A entrega das propostas termina em 24 de junho, com análise e julgamento até 21 de julho.
A data limite para homologação e divulgação do resultado definitivo do concurso é 2 de agosto. Todo o processo para inscrição e entrega das propostas do concurso será digital, por meio do site https://concursogovspnocentro.org.br.
Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjBmUQ4
Por ACSP