O estoque pode ser algo que nos assusta, mas precisamos trabalhar da melhor maneira para evitar a falta de algum produto ou ficarmos com mercadorias paradas. A organização também é fator fundamental, pois só assim você conseguirá gerenciar o que entra e sai, podendo garantir a variedade e a quantidade dos produtos. No post de hoje reunimos algumas dicas que podem te ajudar a gerenciar o estoque do seu negócio. Confira:
Vantagem competitiva
Se você souber gerenciar seu estoque, essa pode ser a sua grande vantagem competitiva e é assim que você poderá se destacar da concorrência. Primeiramente você deve estar atento ao que deve ser comprado, sempre levando em conta a saída dos produtos que são mais vendidos e os que saem apenas em determinadas datas do ano. Se organize para o dia da compra e tenha um controle da frequência desses pedidos, além da quantidade. Anote tudo em um lugar seguro e de fácil acesso.
Arrumando o estoque
Após isso, o próximo passo é a logística. Atenção ao recebimento dos fornecedores, notas fiscais, armazenamento adequado e atenção com os produtos que possuem validade ou saída imediata. É primordial que tudo isso esteja anotado em um lugar que se possa consultar a qualquer hora e que assegure esses dados.
Vantagens de um estoque abastecido
Você poderá entender mais do seu negócio, pois será através dos registros dos produtos que saem, que será possível controlar o que mais seus clientes procuram no seu estabelecimento. A boa gestão de um estoque também é capaz de gerar mais receita, pois você não deixará seus clientes na mão e sempre estará preparado para grandes vendas. Não veja seu estoque como um montante de produtos ociosos, pois produto é dinheiro e caso haja a demanda, você poderá atendê-la de prontidão. Se o cliente não encontrar no seu estabelecimento, ele irá no concorrente. Estoque é segurança, é garantia.
Antecipação
Há muitas vantagens em trabalhar com estoque, principalmente nas épocas de grande demanda. A ideia é se preparar com antecedência. Se você compra antes, pode até negociar um preço melhor com os fornecedores e isso se refletirá no preço repassado aos seus clientes, oferecendo descontos e outros benefícios. Resultado: Seu cliente ficará totalmente satisfeito e o seu estoque irá girar.
Análise dos dados
Se você caprichar na gestão do seu estoque e fizer os registros corretamente, poderá usá-los no ano seguinte para analisar seus picos de venda e os produtos que tiveram mais saída. É uma espécie de inventário do seu estoque. Estar atento às exigências do mercado, novidades do setor e as sazonalidades farão toda a diferença.
O importante é você entender como funciona a entrada de novos produtos e controlar a saída deles. Cliente satisfeito é cliente que encontra o que procura, então aposte nisso! Invista em um estoque diversificado e recheado de produtos.
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Por ACSP