Conteúdo exclusivo

O Dia do Esportista, celebrado em 19 de fevereiro, foi criado em 1993 para incentivar a prática esportiva e homenagear aqueles que se dedicam a ela. Apesar da importância desta causa, a data ainda é desconhecida por muitos, mas aproveitamos a oportunidade para falar sobre a relação dos esportes com o empreendedorismo. E ela é mais próxima do que se pode imaginar.

Isso porque, no dia a dia, o empreendedor precisa trabalhar habilidades que também fazem parte da rotina dos esportistas: concentração, trabalho em equipe, paciência e determinação são imprescindíveis para alcançar sucesso nos esportes e no ramo empresarial.

Além de inspirador, o esporte também tem sido importante fonte de renda e contribuído para movimentar a economia. Segundo uma pesquisa do The NPD Group, só em 2018 o varejo esportivo movimentou cerca de 13 bilhões de reais no Brasil. O mesmo estudo mostrou que, em dois anos, as vendas de tênis e roupas esportivas cresceram quase 30% no país.

Varejo esportivo: novo estilo de vida impulsiona desempenho do setor

Os resultados do varejo trazem uma boa notícia: ao que parece, mais brasileiros estão buscando um estilo de vida saudável. E a internet, cada vez mais utilizada para fazer compras e pesquisas, evidencia esta realidade.

Em 2019, o estudo Mercado de Esportes, conduzido pelo Google Brasil, mostrou que o interesse dos consumidores por itens esportivos de marcas já estabelecidas, como Nike e Adidas, vem crescendo. A busca por produtos da Nike, por exemplo, chegou a registrar aumento de 147% no ano, enquanto itens da Adidas registraram 72% mais buscas do que em 2018.

6 empreendedores e suas paixões por esportes

Já deu para perceber que os esportes são grandes aliados do empreendedorismo – seja como meio para alavancar as vendas ou como fonte de inspiração de habilidades.

Agora, queremos ir mais fundo e apresentar outro ponto interessante: você já percebeu como muitos empresários de sucesso fazem da atividade física uma prática diária?

A seguir, listamos seis nomes de empreendedores conhecidos e bem-sucedidos e como a prática esportiva faz parte do seu dia a dia. Além de cuidarem da saúde, eles dão um belo exemplo de como a falta de tempo e o excesso de trabalho não são pretextos para deixar o cuidado com o bem-estar de lado. Certamente, uma dessas histórias pode te inspirar e servir como motivação para você também descobrir um esporte com o qual se identifique e começar a praticar:

Por ACSP