Dia a dia de contador não é fácil. O volume de tarefas geralmente é grande e os prazos, curtos. Aliás, cumprir prazos e manter uma disciplina de trabalho são grandes responsabilidades do profissional de Contabilidade, afinal, os seus clientes podem até ser penalizados se alguns processos não forem executados no tempo certo.

Quer administrar melhor o seu tempo para conquistar uma rotina mais leve e produtiva? Separamos algumas dicas que vão te ajudar. Confira a seguir:

Faça registros

Quando a rotina tem muitas atividades, é natural esquecer alguma delas. Para evitar que isso aconteça, é importante fazer um registro das tarefas que precisam ser cumpridas. Você pode usar uma agenda de papel ou um aplicativo, mas o importante é reunir tudo em um mesmo lugar para que nenhuma informação se perca. Assim, você consegue visualizar com mais facilidade e mensurar os seus prazos e volume de afazeres.

Evite urgências

Todos nós temos urgências na rotina, mas muitas delas podem ser evitadas com planejamento. Escolha um dia da semana para registrar as tarefas que você já tem programadas para os próximos dias e planeje-se para concluí-las com antecedência. Imprevistos sempre surgem, e se você tem o hábito de entregar tudo de última hora, pode não conseguir entregar suas atividades a tempo por conta deles.

Fique atento aos “ladrões de tempo”

Procrastinar é o ato de adiar a execução de atividades importantes para fazer outras mais prazerosas ou, em alguns casos, fazer absolutamente nada. Você é muito procrastinador? Avalie os seus hábitos: existe algum que tem tomado o seu tempo, mas não traz muitos resultados? É hora de pensar em uma estratégia para eliminá-lo! Se o vilão da sua produtividade for o uso excessivo de redes sociais, por exemplo, defina horários específicos do seu dia para acessá-las.

Delegue tarefas

Muitas pessoas tem perfil centralizador, mas delegar tarefas é uma alternativa que pode melhorar a rotina e fazer tudo fluir melhor. Quem nunca se deparou com uma grande quantidade de atividades e tempo muito escasso? Em situações assim, pedir ajuda é compreensível; e isso é válido não apenas para o trabalho. Você se sente sobrecarregado com as tarefas de casa? Divida os afazeres com a família! Assim, sobra mais tempo para que vocês aproveitem juntos.

Invista em capacitação

Adquirir conhecimento traz diversos benefícios, e um deles é o ganho de tempo. Se no dia a dia você precisa utilizar alguma ferramenta que não conhece muito bem e isso faz com que você demore a executar alguma tarefa, reservar um tempo para aprender mais sobre esse recurso é um investimento valioso. Pense nisso!

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Por ACSP