As compras com fornecedores são responsáveis por boa parte dos custos de uma empresa. Além de contribuir para o aumento da margem de lucro, economizar nesses momentos também garante competitividade, pois uma empresa que consegue sua matéria-prima a custos menores também pode oferecer preços mais atrativos para o seu público.

Mas, afinal, como conseguir os melhores custos de aquisição? Será que fazer uma pesquisa entre os fornecedores é suficiente para reduzir os preços? A resposta é não, embora muitos empreendedores ainda se limitem a essa prática.

Para melhorar os seus próximos processos de compras e diminuir esses custos nas próximas transações, confira algumas estratégias que podem fazer a diferença:

Fortaleça o relacionamento com o fornecedor

Se você quer conseguir melhores condições de pagamento, estreitar o relacionamento com os seus fornecedores é muito importante. O que é mais fácil: uma empresa oferecer condições especiais para um cliente que compra apenas uma vez ou para aquele que faz compras grandes e frequentes?

Uma maneira de fortalecer o relacionamento é definir fornecedores fixos. Lembre-se: trocas constantes de parceiros dificultam a criação de laços mais sólidos e a obtenção de descontos e outras facilidades na negociação.

Fique de olho no mercado

Você tem ideia, por exemplo, de quanto os seus concorrentes pagam por produtos e serviços semelhantes aos que você compra? Com que frequência você faz novas cotações com produtos equivalentes para saber se a sua empresa está gastando demais? Essa avaliação é fundamental, pois também permite que você entenda melhor o que pode ser cortado.

Nunca deixe de negociar os custos

Ao fazer pesquisas e comparações, é comum que o empresário encontre um preço acessível e contrate sem pedir condições ainda melhores. Para fazer negociações mais eficazes, cote preços com fornecedores de qualidade similar e, ao achar opções mais em conta, use os orçamentos que você já conseguiu como argumento para pechinchar. Assim, se a empresa fornecedora estiver interessada em manter o contrato com você, provavelmente oferecerá preços mais acessíveis ou, pelo menos, cobrir outras ofertas.

Também é importante que essas negociações sejam refeitas com alguma frequência, e não só na primeira aquisição. Com o passar do tempo, reajustes e eventuais mudanças podem fazer com que os contratos deixem de ser tão atrativos, e renegociar as condições evita o aumento das despesas do negócio.

Evite compras urgentes

Você já precisou comprar algo em cima da hora? Se sim, deve ter percebido como compras urgentes podem sair mais caras. Quando se trata de aquisição de produtos ou contratação de serviços para a sua empresa não é diferente: quanto mais urgente for o seu pedido, maior será o seu custo, pois normalmente o fornecedor cobra mais ao perceber que se trata de uma necessidade. Programe-se e busque fazer os pedidos com o máximo de antecedência se quiser garantir melhores condições.

Conte com o Portal de Ofertas e Negócios

Você sabia que a ACSP tem uma plataforma exclusiva para associados e totalmente gratuita? Nela, você pode anunciar os produtos e serviços que a sua empresa oferece e que podem ser úteis para outras empresas associadas, ganhando visibilidade. Mas, se quiser contratar um produto ou serviço, também pode! No Portal de Ofertas e Negócios, você encontra diversas soluções com condições especiais, e uma delas pode ser ideal para reduzir os custos da sua empresa. Gostou? Clique aqui e conheça!

O que achou das dicas? Coloque-as em prática e comece já a reduzir o custo de aquisição em compras na sua empresa!

Com a ACSP você vai mais longe.
Faça parte da nossa comunidade de empreendedores.


 

Encontre Oportunidades

Tenha acesso a oportunidades de negócios exclusivas fazendo parte da nossa rede de empresas associadas.

O Portal de Ofertas e Negócios reúne empresas que têm em seu portfólio uma diversidade de produtos e serviços que apoiam, capacitam, reduzem custos e facilitam o dia a dia empresarial. A Associação Comercial de São Paulo é uma instituição sem fins lucrativos que há mais de 100 anos se propõe a apoiar e promover as iniciativas empresariais e o empreendedorismo. Nós atuamos em benefício de nossos associados em intermediações comerciais com parceiros para oferecer produtos, serviços e soluções com melhores condições e custos menores.

 


 

 

Por ACSP