As datas comemorativas são uma ótima oportunidade para impulsionar as vendas, e a Páscoa é uma delas. Todos os anos, as indústrias de chocolates projetam crescimento para o período, mas, por meio de algumas ações, outros setores também podem ser beneficiados pela data.
É claro que antes de trabalhar qualquer ideia em datas comemorativas ou não, cada empreendedor deve avaliar a realidade do seu negócio, pensar no contexto em que está inserido, analisar os produtos e serviços que oferece ao mercado e, acima de tudo, o seu público-alvo. Só assim é possível definir as melhores estratégias para tornar ações em datas especiais realmente interessantes e lucrativas.
Trabalhar materiais relativos à Páscoa nas fachadas, vitrines e pontos de venda para atrair os consumidores pode trazer bons resultados. Elementos como coelhos, ninhos e ovos são referências que chamam a atenção e que, com uma boa composição, podem deixar a cara da sua loja muito mais atrativa. Recursos gráficos, como cartazes, banners e imagens temáticas também podem dar o apoio necessário à nova decoração, além de trazer informações sobre descontos e condições especiais que você preparou para a época.
A seguir, preparamos algumas dicas de elementos que podem ser explorados nessa época para aumentar as vendas. Veja:
Embalagens
Muitas empresas ainda não têm consciência de que a embalagem pode representar um diferencial para o cliente. A evolução do mercado e o aumento da competição entre os comerciantes fizeram com que cada elemento se tornasse ainda mais importante, e a embalagem se transformou em um fator de influência na decisão de compra dos consumidores. Que tal adotar embalagens diferentes para se destacar da concorrência na Páscoa? Elas podem ser coloridas, trazer elementos tradicionais ou até terem formato diferenciado. Mas, se mudar a embalagem não for uma estratégia viável para você, algum elemento pode compor o modelo tradicional, já utilizado pela empresa. Se você tem uma papelaria, por exemplo, já pensou como seria interessante colocar marcadores de página com ilustrações relativas à Páscoa dentro das sacolinhas? Use a criatividade, mas sempre respeitando a identidade e posicionamento da sua empresa.
Aromas
É comprovado que a experiência olfativa é mais um dos fatores decisivos para conquistar o cliente, e por isso muitas lojas já utilizam aromatizadores e perfumes. Na Páscoa, considere a possibilidade de trabalhar com algum aroma agradável que lembre chocolate. Ele pode fazer com que o consumidor se sinta mais confortável e fique mais tempo na loja, aumentando as chances de compra. Além disso, na medida certa, os aromas proporcionam uma sensação agradável ao ambiente e despertam no cliente um sentimento de acolhimento.
Apresentação dos produtos
Produtos de fácil alcance dos clientes normalmente são muito manuseados e podem ficar sujos, amassados e ganharem um aspecto nada interessante – o que desvaloriza a sua mercadoria e traz uma má impressão sobre a loja. Cada produto e suas embalagens sempre devem ser preservados ao máximo, como se tivessem acabado de chegar ao estabelecimento. Oriente a sua equipe para estar atenta à reorganização e limpeza dos itens com frequência – sempre de maneira cuidadosa para que o consumidor não se sinta desconfortável.
Ações promocionais criativas
Ações promocionais podem tornar a sua Páscoa mais divertida e rentável. Para deixar a celebração mais gostosa e de quebra atrair o público para a sua loja, você pode, por exemplo, buscar uma parceria com um fabricante de ovos de chocolate para uma degustação de ovos no estabelecimento. Não é legal? Ações on-line com divulgação em redes sociais também são uma boa opção.
O que achou das dicas? Corra e coloque em prática todas as que puder para fazer da Páscoa um período lucrativo para o seu negócio! E, para vender e receber com mais segurança, você pode contar com os serviços da Boa Vista SCPC, que oferece pacotes com condições especiais para associados ACSP. Acesse aqui e conheça as melhores soluções para você!
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Por ACSP