Todo comerciante sabe que as datas comemorativas são ótimas oportunidades para lucrar. Mas, para alguns empresários, desenvolver estratégias para aumentar as vendas nesses períodos ainda é um desafio.

O Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio, é uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio varejista. No ano passado, mesmo com a crise, as compras cresceram 4% em relação a 2017, o que representou um aumento de R$ 2 bilhões em vendas.

Como estão as suas expectativas para este ano? Separamos algumas dicas para que o Dia das Mães também seja uma data muito lucrativa para o seu negócio. Confira!

Pense em um tema

Criatividade é um ponto muito importante para se destacar e vender mais. Falar sobre mãe remete a amor, carinho, amizade, união... A lista de palavras é enorme! Escolha uma delas para direcionar as suas ações promocionais. Depois disso, selecione itens e placas decorativas para criar uma vitrine caprichada.

Frases atraentes

Aproveite a data temática para criar frases especiais e atrativas. “Dê um presente único para a melhor mãe de todas, a sua!”.

Atenção aos detalhes

Certifique-se de que a decoração e o ambiente interno da sua loja estejam agradáveis. Atente-se ao uso das cores na decoração, para que não fique visualmente poluída, ao volume do som – caso você utilize esse recurso – e elementos como flores, que podem deixar o espaço mais bonito ou dar um aspecto de abandono, caso não sejam cuidados e renovados com frequência.

Compra por impulso

Para o Dia das Mães, pequenos produtos, novidades e itens baratinhos normalmente são comprados por impulso. Aproveite esse hábito de consumo e exponha os seus produtos combinando itens de maior e menor valor, que possam ser adquiridos como um complemento ao presente principal. Outra ideia interessante é oferecer itens de menor custo como brinde na compra dos produtos mais caros da loja. Mas, atenção: não se esqueça de fazer os cálculos necessários e avaliar cuidadosamente se promoções desse tipo não irão prejudicar o seu caixa.

Parcerias locais

Que tal entrar em contato com os comércios locais para promover uma parceria? Juntos, vocês podem criar um kit promocional, oferecer descontos para os clientes da outra loja e promover uma série de ações para a data relacionadas às atividades dos dois comércios.

Kits promocionais

É comum que alguns clientes tenham dúvidas no momento da compra do presente para as mães. Em situações assim, encontrar um conjunto pronto, um combinado ou um kit promocional facilita a vida do consumidor e as vendas também. Monte kits que reúnam produtos da mesma categoria, faixa de preço semelhante ou até conforme perfis de mães (moderna, supercarinhosa, clássica, atleta etc.). Essa é uma maneira de incrementar suas vendas no Dia das Mães sem precisar aumentar os seus custos de divulgação.

Mães não são iguais!

Você já deve ter ouvido que mães são todas iguais, mas não é verdade. Toda mulher tem hábitos, preferências e estilo de vida diferentes, que devem ser levados em consideração para que a sua ação promocional seja bem-sucedida. Se o seu comércio vende itens distintos – como produtos para cozinha e de tecnologia, por exemplo – tente categorizá-los e organizá-los na loja de modo que os clientes consigam encontrar com facilidade os produtos que atendem ao estilo que combina com a sua mãe.

Falta menos de um mês para o Dia das Mães! Se você ainda não preparou uma estratégia para a data, coloque essas dicas em prática e prepare-se para vender muito! Aproveite os pacotes de consulta e negativação da Boa Vista SCPC para conceder crédito com mais segurança neste período. Clique aqui e conheça as ofertas especiais para associados ACSP.

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Por ACSP