DISTRITAIS DA ACSP COLABORAM PARA FORTALECIMENTO DO COMÉRCIO DE BAIRRO

A Associação Comercial de São Paulo colocou em prática um processo de transformação e modernização das suas 15 distritais, que têm um papel cada vez mais importante para a ampliação e interação com comerciantes de cada região. 

O objetivo da iniciativa, que começou em 2019, é reforçar o posicionamento das distritais como pontos de informação e serviços ao alcance do empreendedor. Elas passam por um processo de revitalização que inclui não só reformas estruturais, mas a oferta de mais serviços. 

Entre as novidades do projeto estão os postos da cooperativa Sicredi, para oferecer crédito em condições especiais aos associados que precisam impulsionar os negócios. Graças ao Balcão do Empreendedor e ao posto avançado da Jucesp, os empreendedores da região podem resolver num só local demandas do dia a dia, como abertura e fechamento de empresas, emissão de certificado digital e de origem, além de mediação e arbitragem de conflitos, sem precisarem fazer grandes deslocamentos.

Mas não é somente nos espaços físicos e atendimentos presenciais que as distritais vêm atuando com sucesso. O programa Ativar Negócios gerou 15 grupos de WhatsApp que reúnem 2,5 mil participantes para criar ambientes de negócios e divulgarem suas atividades empresariais ao consumidor. Em tempos de restrições impostas pela pandemia, é uma estratégia que vem dando muito certo. 

"Tanto o processo de revitalização como a pandemia resgataram o que a gente havia esquecido: que é preciso valorizar o comércio de bairro. Afinal, se deslocar para ter acesso a produtos e serviços não faz mais sentido. Principalmente nesse mundo cada vez mais digital", destaca o 1º vice-presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine.

 

Por ACSP