Dr. João Baptista Morello Netto recebe homenagem da ACSP

Na tarde de ontem (24), o presidente Roberto Mateus Ordine liderou homenagem ao dr. João Baptista Morello Netto, advogado falecido em 2024, que, por mais de quatro décadas, atuou no Departamento Jurídico da ACSP, exercendo o cargo de superintendente. Ordine recebeu os três filhos de Morello, em seu gabinete, e, na sequência, descerrou placa que leva o nome do advogado à nova sala do Jurídico, no sexto andar da Instituição.

“Com muito prazer, esta casa recebe a família Morello para uma justa homenagem ao nosso querido amigo, com o qual tive o privilégio de conviver por muitos anos. Uma honra reverenciar sua memória viva. Parabéns à família!”, declarou Ordine.

Luiz Flávio Borges D’Urso, Alfredo Cotait e Marcos Nascimento, vice-presidentes da ACSP, e Celso Azzi, membro da Diretoria Institucional, também estiveram na cerimônia e acompanharam a homenagem ao lado dos filhos de Morello: Ana Teresa de Franco, João Baptista e João Paulo Morello, com seus respectivos cônjuges.

Coube à Valéria Buzzo, ex-funcionária da ACSP, que trabalhou com dr. Morello, como secretária, entregar um buquê de rosas à filha Ana Teresa.

Antes do descerramento da placa, os convidados foram, um a um, proferindo homenagens, honrando a memória do amigo com lembranças do passado profissional. Um dos primeiros a falar foi Luiz D’Urso que, na década de 1980, foi recepcionado por Morello quando começou a frequentar a Associação Comercial de São Paulo.

“Hoje, a memória dessa figura extraordinária é eternizada numa placa, mas não para que esse material possa manter o nome dele batizando uma sala. É muito mais do que isso. É manter o legado e a vida dele na nossa existência e memória. Esta existência rica e preciosa se perpetua, e o Morello, em nosso coração, é eterno”, falou, emocionado, complementando que, em muitas ocasiões, vinha à ACSP apenas para bater papo com ele, ouvia-o e “sempre obtinha lições preciosíssimas”.

Na sequência, o advogado Ricardo Nassim Saad, ex-membro do antigo Instituto Jurídico da ACSP, enalteceu sua amizade com Morello, acrescentando ser “justa a homenagem”, uma vez que ele “esteve à frente do Jurídico durante anos a fio e honrou seu posto”. “Fomos bons amigos e as recordações que tenho são as melhores possíveis. Cumprimento e parabenizo a família aqui presente. Sinta-se também homenageada”, disse.

Já o consultor jurídico da Casa, Carlos Celso Orcesi, ressaltou o perfil conciliador do homenageado: “Nunca tive sequer uma rusga com o Morello em 30 anos de trabalho com ele. Era um ‘Michel Temer’ por saber conviver com todos, sempre nos coordenando com vocação conciliadora. Amigo no sentido mais amplo da palavra”.

Segundo registros oficiais do Departamento de Recursos Humanos da ACSP, dr. Morello foi efetivado, na Casa, em 05 de janeiro de 1955, permanecendo como superintendente até o ano 2000.

“É um sentimento de muita gratidão o reconhecimento que esta Casa tem pelo trabalho que meu pai desenvolveu aqui e, para nós, quando veio a notícia desta homenagem, foi um momento de emoção e gratidão”, declarou a filha Ana Teresa, acompanhada por seu esposo Nelson de Franco.

João Paulo Morello, filho mais velho, que foi office-boy e operador de máquina de xerox na ACSP, no Diário do Comércio, também se mostrou orgulhoso com a homenagem dos “verdadeiros amigos” de seu pai.

“É uma emoção e um orgulho muito grande. Ele tinha uma paixão pela ACSP, pela Junta Comercial e pelo Direito, e me passou isso. Hoje, eu milito, tenho um escritório e trabalho na área societária também, e sempre inspirado por ele. Só tenho a agradecer ao presidente Ordine pela homenagem. É emocionante para todos nós, familiares”, agradeceu João Paulo, momento antes do descerramento da placa junto aos irmãos.

Guilherme Afif Domingos, secretário estadual de Projetos Estratégicos e membro do Conselho Superior da ACSP, impossibilitado de comparecer à homenagem por compromissos externos, fez questão de falar ao telefone com João Paulo Morello, cumprimentando-o e exaltando o vínculo de amizade entre ele, dr. Morello e família. 

Participaram também: João Carlos Maradei, secretário-geral da ACSP; Carlos Kendi, assessor especial da Presidência; Alexandre Ortiz, assessor para assuntos do Centro; Renan Luiz Silva, superintendente de Serviços Institucionais; o advogado Arthur Figueiroa; e Natanael Miranda, superintendente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP).

Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjCnGG9

Por ACSP - 25/07/2025