Por conta da pandemia do novo coronavírus, a recomendação das autoridades é que a população evite ao máximo sair de casa. Nesse momento, cumprir a medida é fundamental para tentar conter o avanço da doença e evitar um colapso no sistema de saúde.

Em meio a esse cenário, muito tem se falado sobre o impacto do isolamento social no desempenho do comércio, que tem visto suas vendas caírem nas últimas semanas. Mas ainda há outra questão envolvida: na rotina das empresas, algumas tarefas fundamentais exigem deslocamento.

É o que acontece, por exemplo, com aqueles que precisam renovar o certificado digital. Normalmente, para fazer esse processo o responsável legal da empresa ou o contador proprietário precisa ir a uma unidade de atendimento.

Certisign e ACSP: ações durante a pandemia

Devido à pandemia, a Certisign, parceira da ACSP na oferta de certificados digitais, tem adotado medidas preventivas que são estendidas a todas as unidades de atendimento para o serviço. Uso de álcool em gel, máscaras e luvas, intensificação na higienização de todos os dispositivos a cada cliente e aumento no intervalo entre os atendimentos para evitar aglomeração são algumas das ações praticadas nesse período.

Entre as iniciativas do momento, a Certisign ainda está estreando o processo de renovação de certificado online e via videoconferência: o processo começa no site, passa por uma videoconferência e, por fim, a renovação é concluída com a emissão do certificado. A adaptação, feita para que menos pessoas saiam de casa, visa preservar a segurança dos clientes e garantir o cumprimento de uma atividade importante. Os associados à ACSP podem encontrar mais informações sobre o serviço e iniciar a renovação clicando aqui.

Afinal, quais são os benefícios de um certificado digital?

O avanço da internet e a adoção da tecnologia em diversos processos proporciona diversas facilidades à rotina das empresas, mas muitos empreendedores ainda não se sentem totalmente seguros para trocar informações sigilosas sobre a sua empresa no ambiente virtual.

O certificado digital funciona como uma assinatura eletrônica para facilitar o cotidiano de pessoas físicas e jurídicas. Com ele, é possível agilizar processos, reduzir custos com envio de documentações e, principalmente, garantir a validade jurídica, segurança e confidenciabilidade de dados. Isso porque um certificado digital emitido por uma empresa autorizada, como a Certisign, identifica pessoas e empresas no meio eletrônico de modo inquestionável. Em outras palavras, é como se o certificado fosse um “RG do mundo digital”.

Ele pode ser usado para assinar documentos e contratos, e a assinatura digital realizada com o certificado tem o mesmo valor legal daquela que todos conhecem, feita à caneta em documento de papel. O recurso é tão seguro que a maioria das aplicações do governo solicita a sua utilização nas transações.

Na prática, quando uma empresa está fazendo negócio com um fornecedor fora da cidade e precisa assinar um contrato com urgência, por exemplo, basta utilizar um certificado digital para resolver o problema de onde estiver, com rapidez e segurança.

Além disso, ele também gera economia. Como os fluxos que utilizam o certificado digital são realizados de forma totalmente eletrônica, os gastos que o usuário teria para compra, impressão, transporte, armazenamento e mão de obra envolvidos na operação deixam de existir.

Agora que você já sabe o que é um certificado digital e conhece alguns dos seus benefícios, que tal garantir agilidade e autenticidade em suas transações online? Confira as condições especiais para associados da ACSP aqui.

Por ACSP