FAC-SP FAVORECE QUALIFICAÇÃO DO VAREJO NA PANDEMIA

Ao completar um ano de atividades, a Faculdade do Comércio da ACSP/Facesp atrai alunos com foco no digital e modelo acadêmico baseado no desenvolvimento de competências (soft skills). Como única instituição de ensino brasileira a focar seus cursos exclusivamente no varejo, sua chegada ajudou a reforçar a necessidade de qualificar o setor.

Wilson Rodrigues, diretor geral da FAC-SP, lembra que em 2020 o e-commerce foi um dos poucos setores que cresceu disparadamente - fato que deve se repetir em 2021. Porém, parte significativa dos varejistas foi pega de surpresa, e teve de se adaptar rapidamente por não saber operar on-line. Daí a procura pela FAC. 

"Comércio eletrônico envolve muita coisa, não é só vender. É preciso ter um plano logístico, saber de gestão, de marketing digital, recursos humanos... enfim, exige uma qualificação técnica muito grande", afirma. Para ajudar a driblar o desemprego no setor com o fechamento das lojas, a FAC lançou o Portal da Empregabilidade, que auxilia os estudantes a ingressarem ou se recolocarem no mercado de trabalho.

Mas uma das maiores conquistas da FAC-SP nesse primeiro ano foi sua recente aprovação, com nota máxima do MEC (Ministério da Educação), para oferecer cursos superiores na modalidade EAD (educação a distância). Com isso, o ensino não-presencial será levado às 420 associações comerciais do estado de São Paulo.

Em síntese, a ideia principal da FAC-SP, de acordo com seu diretor geral, é formar empreendedores, comerciantes, comerciários e varejistas em geral em profissionais adaptados a esse novo cenário. "Tem tantas empresas fechando... Se a qualificação já era importantíssima para o progresso do varejo, agora ela se tornou absolutamente imperativa", avalia Rodrigues.

Assim foi criado o modelo acadêmico baseado no desenvolvimento de competências (ou soft skills), voltado para a carreira no varejo e focado em habilidades atreladas à digitalização, sob o comando do economista Roberto Macedo, diretor acadêmico da FAC-SP e responsável por montar o corpo docente da faculdade. 

Por ACSP