Faculdade do Comércio (FAC) apresenta crescimento de 20 vezes em três anos

São Paulo, 25 de setembro de 2023. A Faculdade do Comércio (FAC), criada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e administrada pelo Instituto Paulista de Ensino Superior do Comércio, está prestes a comemorar seu quarto ano de existência em 2024. Sua história começou em março de 2020, em um momento de grande incerteza não apenas para o campo da educação, mas para o mundo todo, devido à pandemia da COVID-19. Nesse período, a instituição de ensino iniciou oferecendo os cursos de Administração, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Logística e Sistemas para a Internet.

"Nosso maior desafio foi iniciar em um momento de grande incerteza no mundo. No entanto, desde o início, esse projeto foi apoiado por uma rede de colaboradores e, hoje, as associações comerciais de todo o Brasil têm uma marca educacional, a Faculdade de Comércio", diz o diretor-geral da Faculdade do Comércio (FAC), Wilson Victorio Rodrigues.

Há dois anos, o Ministério da Educação (MEC) concedeu à FAC a homologação para ministrar cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD). Essa autorização permitiu que a rede de associações comerciais ligadas à Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) se transformasse em polos de ensino em parceria com a FAC.

Graças a essa expansão, a instituição, que começou com uma turma de 110 alunos, agora conta com 2000 estudantes, sendo que 1800 deles estão matriculados na modalidade de ensino à distância. Isso representa um crescimento de 20 vezes em apenas três anos.

"Esse rápido crescimento destaca a crescente necessidade de uma educação focada na capacitação de profissionais para os setores do varejo e serviços", afirma Roberto Mateus Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo. "Em um cenário de competição crescente, os estudantes se formam com as habilidades necessárias para encarar os desafios da carreira".

Comprometida em oferecer uma educação de alta qualidade, a FAC, que possuía 39 polos educacionais em agosto de 2021, agora ampliou sua presença para 112 polos distribuídos em 12 estados. Além disso, a instituição tem como expectativa alcançar 3200 alunos ativos em janeiro de 2024.

Um diferencial da Faculdade do Comércio é o seu método educacional inovador, no qual o estudante é incentivado a perceber a relevância direta do conteúdo para sua própria vida e seu empreendimento. Em outras palavras, o conhecimento deve estar profundamente interligado com situações reais, e todos os professores, sem exceção, aplicam em suas vidas aquilo que ensinam.

Além disso, a FAC foi reconhecida como a quinta melhor instituição de ensino privado do Brasil, conforme uma pesquisa de qualidade publicada no Guia da Faculdade, uma iniciativa conjunta do jornal O Estado de S. Paulo e da Quero Educação.

Outra iniciativa, em colaboração com a ACSP, é a concessão de bolsas de estudo para os colaboradores da entidade de classe. Até o momento, 150 pessoas foram beneficiadas com bolsas para cursos de graduação e pós-graduação. 

Conselho Estadual de Educação (CEE/SP)

Em reconhecimento pela vasta experiência no setor educacional, especialmente na gestão à frente da Faculdade do Comércio, Wilson Victorio Rodrigues foi indicado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para integrar Conselho Estadual de Educação (CEE/SP), órgão com atribuições normativas, deliberativas e consultivas no que diz respeito à operação do sistema educacional tanto público quanto privado no estado de São Paulo. Ele atuará na Câmara de Ensino Superior, responsável pela autorização, renovação e abertura de novos cursos, credenciamento de instituições de ensino superior, questões orçamentárias, entre outras atribuições.

Por ACSP