São Paulo, 25 de abril de 2022 — O Fórum de Jovens Empreendedores (FJE) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) promoveu, nesta segunda-feira (25), uma palestra sobre o papel do jovem na construção da nação brasileira, além de uma análise histórica sobre os fatos ocorridos no País entre 1964 e 2022. Para dissertar sobre os temas, o grupo convidou o ex-senador da República e ex-governador do Rio Grande do Sul, Pedro Simon, e o presidente da Academia Brasileira de Direito Criminal (ABDCRIM), Luiz Flávio Borges D'Urso.
Agora sob coordenação do diretor geral da Faculdade do Comércio de São Paulo (FAC), Wilson Victorio Rodrigues, o FJE possui papel relevante na militância jovem e empreendedora para contribuição e desenvolvimento de um melhor ambiente de negócios no Brasil.
De acordo com o ex-senador Pedro Simon, a juventude sempre teve papel crucial na história do País, a começar pela luta contra o golpe militar de 1964, como mencionou o político. “Os jovens foram fundamentais na luta contra a ditadura militar que, infelizmente, durou mais tempo do que deveria e do que acreditávamos que duraria”, ressaltou.
Simon relembrou nomes como o do ex-político Teotônio Vilela, falecido em 1983, e que atuava fortemente em defesa da democracia e da participação dos jovens na política. Nessa época, era incomum a entrada de jovens empreendedores na carreira política e administrativa do Brasil.
Já D’Urso rememorou a criação do FJE pela ACSP, no ano de 1984, para traçar uma linha sobre sua atuação no grupo que já atraiu diversas figuras conhecidas no cenário político como Gilberto Kassab, Guilherme Afif Domingos, entre outros.
“Atualmente, nossa força está orientada para os cuidados com a divulgação de notícias falsas. A internet, com todas as suas inúmeras benesses, também trouxe desafios como a disseminação das chamadas fake news. É nesse sentido que trabalhamos para educar a todos sobre o que é fato e o que é mentira”, explica D’Urso.
Presente no encontro, o presidente da ACSP, Alfredo Cotait Neto, agradeceu a presença dos convidados e demonstrou grande satisfação em recebê-los na sede da entidade. “Hoje estou aqui para aprender com esses dois caras fantásticos. São dois homens que dispensam apresentações”, concluiu.
Além dos nomes acima citados, a reunião contou com a presença da presidente da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), Maria Brasil, e da presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME) e do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da ACSP, Ana Claudia Badra Cotait.
Por ACSP