Formatura do Qualifica Já certifica 20 novos pintores

Na terça-feira (9), foi realizada a formatura da sexta turma do programa Qualifica Já, iniciativa que busca resgatar a dignidade de pessoas em situação de vulnerabilidade na região central de São Paulo por meio da qualificação profissional em pintura para a construção civil. A ação é uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com o Sindicato Empresarial do Comércio Atacadista de Material de Construção, Material Elétrico e Energia Elétrica no Estado de São Paulo (SINCOMACO), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SMADS) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo (SMDET).

Atendidos pela Rede Socioassistencial da SMADS e integrantes do Programa Operação Trabalho (POT), da SMDET, os 20 alunos foram certificados no curso de pintura básica e, gratuitamente, cumpriram 100 horas de formação, com 20 horas de aulas teóricas, ministradas na Rua Abolição, na Bela Vista, e 80 horas de aulas práticas, realizadas no Centro de Acolhida Especial para Famílias Victory (CAEF), na Rua Conselheiro Nébias, 309, Campos Elíseos.

Iniciado em março de 2024, o programa já formou seis turmas, totalizando 89 alunos. Desses, 17 foram selecionados e indicados para participar de processo seletivo para vagas de pintor de obras na área da construção civil, com contratação via CLT, na empresa parceira PintVega - Pintura Predial. As vagas são ofertadas a todos os alunos, e a indicação para o processo seletivo da empresa é feita conforme a manifestação de interesse dos formandos.

Participaram da cerimônia de formatura Edemar Souza Amorin, presidente da Associação Evangélica Beneficente (AEB); Alessandra Ferreira Rodrigues, gerente de Serviço do CAEF; Noemi Bonini Flores, superintendente da AEB; Maria Aparecida Cabreira, professora do curso de pintura básica; Caio Siqueira, diretor de Formação da SMDET; Carlos Kendi, assessor da presidência, representando o presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine; Armando Jr., secretário-adjunto da SMDET; Camila Sakai, coordenadora da SMADS; José Carlos de Araújo, coordenador técnico do SINCOMACO; entre outros.

Por ACSP - 11/12/2025