IMPRENSA NACIONAL REPERCUTE ANÁLISES DA ACSP QUANTO ÀS VENDAS DO COMÉRCIO

O último Balanço de Vendas divulgado na primeira quinzena de dezembro pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) teve grande repercussão na imprensa brasileira nas últimas semanas. O Jornal Hoje, Bandnews e Jornal Nacional foram alguns dos veículos que destacaram os dados da Pesquisa Nacional de Intenção de Compras.

O estudo, encomendado pela entidade junto à Behup, foi feito com pessoas de todas as classes sociais no início deste mês. Os pesquisadores ouviram 1.623 consumidores nas regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A análise mostrou que os brasileiros se dividiram entre gastar ou não gastar nesse fim de ano. Enquanto 41,3% disseram que pretendiam consumir, outros 41,3% estavam mais cautelosos. A parcela dos indecisos foi de 17,4%.

Para Marcel Solimeo, economista da ACSP, o fim de 2020 foi um período ruim para o comércio, pois o distanciamento social era maior entre a população, com os brasileiros ainda sem acesso à vacina e com a pandemia fora de controle. 

"A liberação da parcela do Auxílio Brasil, em dezembro, também ajudou a impulsionar o consumo, pois atingiu diretamente as classes sociais que mais precisavam do dinheiro para comprar", avaliou o economista.

Por ACSP