A crise econômica que o Brasil ainda luta para superar trouxe sérias consequências para diversos setores, e a Construção Civil foi um dos segmentos que mais sofreram os efeitos da recessão: entre o segundo trimestre de 2014 e o mesmo período de 2017, a atividade encolheu mais de 20%, e as empresas precisaram demitir mais de um milhão de funcionários neste período.

Para resistir a um momento tão delicado, muitos empreendedores tiveram que traçar novas estratégias e tomar decisões importantes. Luiz Augusto Barbosa, diretor da loja e depósito de materiais de construção Zona Sul, foi um deles.

O INÍCIO

A empresa chegou ao mercado em 1969 e foi fundada pelo pai e o tio do Luiz Augusto, que na época só tinha quatro anos, mas já acompanhou o início do negócio. “O espaço começou como uma espécie de galpão. Lembro que eles cortaram eucalipto e fizeram um balcão enorme, e a minha mãe sempre me levava para lá. Eu ficava ali, brincando... Então eu acompanhei tudo, desde o início”, recorda.

A loja fica na Avenida Interlagos, em uma região que sofreu importantes mudanças nas últimas décadas. Quando o negócio começou, o bairro era predominantemente industrial. “Todo o nosso entorno era formado de fábricas ou casas de pessoas que trabalhavam nessas fábricas. Meu pai montou a loja e percebia que a região tinha um potencial de crescimento muito grande. Passamos, então, a atender os empregados das indústrias, depois, as próprias indústrias, e conseguimos encontrar um nicho de mercado bem forte, o corporativo. Aliás, até hoje a gente trabalha com esse público. Atendemos construtoras, indústrias, empresas de engenharia e arquitetura”, explica.

Como toda empresa, a loja Zona Sul também passou por períodos de grandes dificuldades, e o maior deles foi em meados de 2014, quando a Polícia Federal deu início a um conjunto de investigações anticorrupção que ficou conhecido como Operação Lava Jato. Grandes construtoras foram mencionadas nos processos, o que resultou em um prejuízo bilionário para as empresas envolvidas e também impactou todo o mercado da Construção Civil de forma intensa.

ADAPTAÇÃO PARA SOBREVIVER

Não deu para fugir da crise, então a direção da Zona Sul percebeu que precisaria agir estratégica e rapidamente para sobreviver. Logo de início, decidiram reduzir o estoque, vender veículos próprios e terceirizar entregas. Além disso, a loja ampliou o seu portfólio e hoje já comercializa, por exemplo, itens de decoração, que antes não eram vendidos.

EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO

Com ou sem crise, Luiz Augusto e sua equipe trabalham para diferenciarem-se da concorrência oferecendo aos consumidores um atendimento especial, além do comercial. Para ele, é fundamental que o cliente saia da loja não necessariamente com o produto mais caro, mas com a solução para o que ele realmente precisa. Além disso, ele se preocupa para que o seu comércio seja um lugar aconchegante. “O cliente tem que se sentir à vontade na loja e ver um ambiente bonito, gostoso, bem iluminado, arrumado, limpo... Quem não gosta disso? Eu me considero até chato com essa questão, porque fico sempre muito atento”, confessa o diretor.

E, falando em agradar os clientes, essa tem sido uma tarefa cada vez mais trabalhosa. Outra consequência do período de recessão foi o crescimento da tendência DIY (Do It Yourself, ou “faça você mesmo”), que tornou os consumidores ainda mais criteriosos. “Hoje, graças às dificuldades financeiras, muitos clientes estão fazendo suas próprias reformas em vez de contratar algum profissional. Com a internet, essas pessoas têm mais informação sobre diferentes produtos e vêm à loja mais exigentes, sabendo o que querem e procurando qualidade”, conta Luiz.

Há mais de 40 anos, a loja e depósito Zona Sul faz parte da nossa Comunidade de Empreendedores. Hoje, Luiz Augusto é diretor superintendente da Distrital Sul, em Santo Amaro. Com os associados da região, ele compartilha suas experiências, promove discussões e eventos e desenvolve ações para que mais empresários também possam superar desafios e crescer.

SOBRE O NEGÓCIO

Loja e depósito Zona Sul

Endereço: Av. Interlagos, 1386 - Jardim Umuarama, São Paulo - SP, 04660-001

Site: www.lojazonasul.com.br

Facebook: facebook.com/dep.zonasul

 

Você chega mais longe com o apoio das pessoas certas.
A ACSP é uma comunidade de empreendedores, venha fazer parte!

 

Por ACSP