Pouca gente sabe, mas o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, surgiu como uma homenagem a uma série de movimentos em favor dos direitos delas. A data é uma ótima oportunidade para que todos possam refletir sobre questões importantes como igualdade, valorização e respeito.

Mas, para nós, o Dia da Mulher não acabou. Queremos continuar mostrando histórias de mulheres que, graças à sua criatividade, competência e dedicação, alcançaram grandes conquistas e hoje se destacam em suas áreas de atuação. Vamos começar com a Adriana Flosi, presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) e vice-presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), de onde também foi presidente interina, em janeiro deste ano.

Flosi tornou-se a primeira mulher a exercer os dois mais altos cargos da JUCESP desde a sua fundação, em julho de 1890. A gestão está só começando, mas eles já têm projetos inovadores. “Iniciaremos novas estratégias para melhorar o atendimento ao usuário. Nossa proposta é reduzir o tempo no atendimento, seja ele presencial ou digital, por meio do nosso site ou outros canais, como por exemplo, aplicativos”, explica Adriana.

E como ela consegue dar conta de todas as atividades? Adriana acredita que as mulheres são “multitarefa”. "As mulheres conseguem fazer, simultaneamente, coisas de diferentes aspectos da sua vida, de maneira interligada, 24 horas por dia", ela diz. "Concilio minha vida profissional, minha participação em entidades representativas e conselhos municipais de Campinas à rotina familiar e aos negócios da família. Viajo diariamente, cumpro com minhas obrigações e dedico total atenção ao meu marido e aos meus três filhos", conta Flosi.

Que rotina puxada! Sem dúvida, com tanta experiência, Adriana tem muito a ensinar, especialmente às mulheres que empreendem. Então, nós aproveitamos e pedimos algumas dicas para aquelas que querem abrir o seu próprio negócio. Anote as dicas e compartilhe!

Busque aperfeiçoamento

Estude e pesquise o nicho de mercado no qual deseja atuar.

Faça parcerias

Já ouviu que “a união faz a força”? Coloque em prática!

Não tenha medo de errar

Aprenda com os erros para corrigí-los o mais rápido possível.

Estude o cliente

Conheça-o e conecte-se a ele a ponto de conseguir antecipar os seus desejos e necessidades.

Seja protagonista da sua história

Conte com o apoio de entidades representativas, como a ACSP, a ACIC e outras para chegar mais longe!

 

 

Por ACSP