Natal 2020: estratégias para alavancar as vendas

Principal data do varejo no Brasil, o Natal, neste ano, deve ser uma data desafiadora para o comércio. É que, embora o país esteja começando a se recuperar dos efeitos da crise do coronavírus, a pandemia intensificou o índice de desemprego e, de modo geral, piorou a situação financeira dos consumidores.

De acordo com a última Pesquisa Nacional da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sobre Endividamento e Inadimplência do Consumidor, quase 70% das famílias brasileiras declararam estar endividadas.

Nesse cenário em que as pessoas estão menos propensas a comprar — ou buscando opções mais econômicas para presentear no fim do ano —, o comércio deve agir estrategicamente: preparar um mix de produtos de preços variados, organizar um bom plano de ação para a loja e desenvolver estratégias para chamar a atenção do público que ainda pode consumir mais são alguns dos caminhos para passar pelo Natal com bons resultados.

Confira, a seguir, algumas estratégias que vão ajudar o seu negócio a conseguir melhores retornos nesta data:

Planeje suas ações promocionais

Para conseguir bons resultados em datas comemorativas, é preciso definir claramente o objetivo da ação no seu estabelecimento. Abrir espaço nos estoques para novas mercadorias, chamar a atenção dos clientes para uma linha de produtos ou atrair novos consumidores: seja qual for a sua intenção, você precisa tê-la em mente e trabalhar em cima deste objetivo.

Estabeleça métricas

O próximo passo é determinar métricas para avaliar o sucesso das suas ações do Natal. Qual é o volume de produtos que você deseja vender? E em quanto tempo? Com base nessas informações, fica mais fácil escolher o melhor mix de produtos para ser vendido com preços reduzidos e definir quão agressivos serão os descontos. Ao definir a redução, lembre-se sempre de calcular os custos que determinado produto ou serviço têm para a sua loja, a fim de evitar prejuízos.

Trace estratégias

Existem diversas estratégias de promoção que a sua empresa pode adotar em datas comemorativas para atrair o público que procura condições especiais. Você pode, por exemplo, oferecer descontos-padrão para uma categoria de produtos, descontos para a loja toda por um determinado período, cupons de desconto para itens individuais e muito mais. Avalie o que faz mais sentido para o seu público e, acima de tudo, tenha sempre plena certeza de que a promoção não trará prejuízos para o negócio.

Conheça o seu público-alvo

Qual tipo de público você deseja atingir no Natal? Se a ideia é reativar clientes antigos da base, por exemplo, você pode fazer uma comunicação dirigida por e-mail ou até por WhatsApp. Mas se a ideia é trazer novos consumidores, é importante saber quem é esse potencial cliente e onde ele poderá ser en contrado, para mobilizar os recursos corretos.

Amplie sua presença na internet

A força da internet é fundamental para atrair novos consumidores em datas comemorativas. Ao receber um bom atendimento nesse período, essas pessoas podem se tornar clientes fiéis o ano todo.

Além de manter suas redes sociais e canais digitais atualizados, busque alternativas diferentes para ampliar o alcance da sua empresa e divulgar suas ações promocionais para mais gente. Nesse sentido, uma maneira de atrair a atenção de novos públicos é fazer parcerias com marketplaces e aproveitar a visibilidade que outros domínios têm a favor do seu negócio.

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Por ACSP