Passo a passo para fazer o registro de marca do seu negócio

Registro de marca para o seu negócio

Ser um novo empreendedor implica enfrentar alguns desafios. Além de realizar pesquisas de mercado, é necessário compreender os detalhes jurídicos do negócio. Um dos aspectos essenciais é a questão do registro de marcas no mercado.

O registro de marca do negócio é extremamente importante para manter a segurança nos meios jurídicos e garantir exclusividade sobre o uso da marca, afinal, a marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa.

Se bem cuidada, pode gerar lucros constantes tanto por meio de exploração direta ou indireta, visto que ela é a principal ligação entre o negócio e o cliente; é, ainda, uma forma de identificação e diferenciação.

Se ainda não sabe como registrar sua marca no mercado, confira esse guia passo a passo que poderá te auxiliar no processo de registro de marca:

Registro de Marca Como Fazer

1. Pesquisando a Disponibilidade

Antes de qualquer passo, é preciso fazer uma pesquisa no mercado para garantir que o nome do negócio não esteja já em uso por outra empresa. A pesquisa pode ser feita no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ou órgão equivalente em seu país.

Entre no site INPI e, se desejar, poderá fazer sua pesquisa anonimamente ou efetuar o login. Clique no ícone de marca para fazer a consulta e digite o nome que deseja obter a informação sobre o registro de marca.

O sistema irá informar se já existe ou não alguma marca registrada.

É importante lembrar que, mesmo que uma marca já tenha sido registrada, é possível utilizar o mesmo nome, desde que o segmento de atuação seja diferente. Esse conceito se baseia no princípio de que o registro de marca é específico para determinadas classes de produtos ou serviços.

Ao escolher um nome para sua marca, verifique se ele não está registrado na mesma classe de atividade em que cogita atuar. Essa pesquisa preventiva ajudará a evitar possíveis conflitos legais e garantirá que sua marca possa ser registrada sem impedimentos.

2. Defina a área de atuação da marca

Essa etapa é essencial para garantir que o registro de marca seja preciso e abranja todas as atividades relacionadas. Essa etapa está diretamente ligada à Classificação Internacional de Produtos e Serviços (NICE), que organiza as diferentes áreas de atuação em classes numeradas.

Cada classe representa um conjunto específico de produtos ou serviços, por isso, é importante escolher aquela que melhor descreve as atividades da sua empresa.

Escolhendo a categoria correta, você garante que a sua marca seja protegida em relação às atividades específicas que planeja desenvolver.

3. Preenchimento do Pedido

Complete o formulário de pedido de registro de marca, fornecendo todas as informações solicitadas, incluindo detalhes sobre a marca, classe de atividade e outras informações relevantes.

Leia com atenção todos os direitos e obrigações ligados à propriedade intelectual, assegurando uma proteção abrangente para sua marca.

4. Pagamento de Taxas

Efetue o pagamento das taxas associadas ao registro de marca. Os valores podem variar dependendo da classe de atividade.

5. Acompanhamento do Processo

Acompanhe o andamento do processo de registro de marca através do sistema online disponibilizado pelo órgão responsável, pois poderá haver alguma pendência para resolver.

Por isso, esteja preparado para responder a qualquer pedido de esclarecimento ou documentação adicional durante o processo.

6. Exame e Publicação

Após toda a análise, o órgão responsável publicará para conhecimento público. Em alguns casos, pode haver oposição por parte de terceiros.

7. Concessão do Registro

Se não houver oposição ou se estas forem resolvidas a seu favor, o órgão responsável considerará que todos os requisitos foram atendidos, e sua marca poderá ser registrada. Neste caso, você receberá o certificado de registro de marca.

8. Manutenção do Registro

Lembre-se que é importante manter o pagamento das taxas de manutenção em dia e cumprir quaisquer exigências do órgão responsável para garantir a validade contínua do registro de marca.

Registro de Marca e Patente

O registro de marca e o registro de patente são dois procedimentos distintos, cada um relacionado a formas diferentes de propriedade intelectual.

  • Registro de Marca: o registro de marca está relacionado à proteção de sinais identificativos que caracterizam produtos ou serviços no mercado, como, por exemplo: nomes, logotipos, slogans e outros elementos que auxiliam na diferenciação da marca em relação à concorrência.

O principal objetivo do registro de marca é garantir a exclusividade do uso desses elementos em relação aos produtos ou serviços específicos. Ao registrar uma marca, você adquire o direito exclusivo de utilizá-la no mercado em que ela foi registrada, proporcionando reconhecimento e confiança aos consumidores.

  • Registro de Patente: o registro de patente, por outro lado, está relacionado à proteção de inovações técnicas e funcionais, como novos produtos, processos ou métodos. O objetivo principal do registro de patente é fornecer ao detentor da patente o direito exclusivo de explorar, produzir, vender ou usar a inovação patenteada por um período determinado.

Ou seja, ao registrar a patente, garante o direito exclusivo de usar e comercializar a invenção, o que pode ser crucial para proteger investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

É importante entender a diferença entre eles para evitar conflitos legais. Por exemplo, um logotipo pode ser protegido por registro de marca, já a tecnologia subjacente pode ser protegida por patente.

As marcas podem ser renovadas indefinidamente, desde que as taxas correspondentes sejam pagas. As patentes têm um prazo limitado (geralmente 20 anos), após o qual a inovação entra em domínio público.

Seguindo todos os passos com cuidado e atenção, você estará preparado para enfrentar os desafios do mundo empresarial, com uma marca sólida, legalmente protegida e pronta para prosperar.

 

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Por ACSP