Por que contratar um serviço de cobrança terceirizada?

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em setembro de 2022, o total de consumidores que atrasaram o pagamento de dívidas atingiu 30%, o maior número desde o início da pesquisa, em 2010.

O motivo está na quantidade de dívidas contraídas e as altas taxas de juros, que dificultam manter as despesas familiares em dia.

O processo de cobrança pode não ser tão simples para o empresário. Portanto, uma boa alternativa para não ficar no prejuízo pode estar em contratar um serviço de cobrança terceirizada.

Vantagens do serviço

Uma coisa é certa: ninguém gosta de ser cobrado e a tarefa de cobrar também é desagradável para as empresas.

As empresas que oferecem esse serviço contam com uma equipe dedicada, que se valem de técnicas e sistemas especialmente projetados para esse fim, aumentando – e muito – as chances de sucesso na negociação.

Outra – e talvez a principal – vantagem é que você não corre o risco de perder o relacionamento com o seu cliente.

Aqui com o serviço de Recuperação de Crédito da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), por exemplo, a cobrança é feita de forma amigável e profissional.

Os especialistas da ACSP é quem lidam com a burocracia, outro fator relevante na hora de decidir entre cobrar internamente ou terceirizar o serviço de cobrança.

Ao optar pela terceirização, sua empresa tem mais tempo para se dedicar ao negócio e não precisa se preocupar em acompanhar as etapas até receber os valores em atraso.

E o custo é a cereja do bolo.

Quando é a hora de contratar uma empresa de cobrança?

A resposta para essa pergunta é muito individual, mas alguns sinais podem indicar que está na hora de recorrer a um auxílio especializado.

O primeiro deles é o volume de títulos e o tempo de atraso. Não é segredo que, quanto mais antiga a dívida se torna, mais difícil fica recuperá-la.

Por isso, se você acumula uma grande quantidade de débitos pendentes e a maioria deles está envelhecendo, pode ser o momento de buscar ajuda.

Outro ponto importante é a capacidade interna de realizar a cobrança. Sua empresa dispõe de um departamento com esta finalidade? Se sim, ele é suficiente para cuidar de todos os casos de inadimplência?

Aqui a grande questão não é necessariamente a quantidade de dívidas versus pessoas, e sim a capacidade da equipe de acompanhar e dar a devida atenção ao processo, que pode ser demorado.

Por último, as ferramentas são importantes aliadas para armazenar e fornecer informações que subsidiam a tomada de decisão.

O comportamento do consumidor mudou. O telefone já não é a melhor alternativa para entrar em contato. Muitos preferem negociar por WhatsApp, site ou até de forma presencial.

Assim, se sua empresa não está disponível em todos os canais, pode ser interessante utilizar os recursos de uma empresa de cobrança.

O que você precisa saber antes de escolher uma empresa de cobrança?

Se depois de tudo, você decidiu que precisa de um serviço de cobrança especializado, o próximo passo é escolher bem a empresa.

Existem várias no mercado, mas alguns fatores podem diferenciá-las. Um deles é a credibilidade. Opte por aquelas que estão no mercado há muitos anos e já são reconhecidas pelos clientes.

A infraestrutura e a localização também contam pontos. Conhecer o local e saber para onde ir caso precise de um suporte, é essencial nesse tipo de parceria.

O atendimento também é um fator importante para avaliar. Se a empresa não consegue atender bem na hora de conseguir a carteira, por que o faria com os seus clientes?

Se você está em dúvida para onde levar a sua carteira de clientes inadimplentes, conheça a Recuperação de Credito, um serviço da ACSP, entidade com 127 anos de atuação em favor do empreendedorismo.

 

Por ACSP