O presidente Alfredo Cotait Neto recebeu, dia 11 de abril, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, para um encontro de alinhamento de possíveis parcerias que visam levar crédito aos micro, pequenos e médios negócios.
Presente na reunião, o ex-presidente da ACSP e do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, demonstrou otimismo com a visita de Guimarães e com as possíveis parcerias entre as entidades. "A situação dos comerciantes é bastante sensível. Durante a pandemia, mesmo com programas governamentais, o crédito não chegou a eles. É relevante que o banco desenvolva formas de atender esse empreendedor e creio que vá fazê-lo", comentou.
Em 2019, como forma de intensificar a chegada de crédito aos comerciantes, a ACSP recebeu autorização do Banco Central e lançou a plataforma de monitoramento de duplicatas, conhecida também como Central de Registro de Direitos Creditórios (CRDC). Há a projeção de que essa plataforma criada pela entidade contribua com a Caixa em projetos futuros de financiamentos.
"Podemos pensar no desenvolvimento de um produto específico, produzido em parceria com a ACSP, para atingir especificamente esse público e estender um dos nossos objetivos que é ampliar o oferecimento de crédito a quem não tem tantas garantias para dar em contrapartida", afirmou Pedro Guimarães, durante a reunião.
Além de Alfredo Cotait Neto, Guilherme Afif e Pedro Guimarães, participaram da reunião a diretora-executiva da Caixa Econômica Federal, Ágata Siqueira; a presidente da Caixa Seguridade, Camila Aichinger; e o vice-presidente da ACSP, Luiz Roberto Gonçalves.
Por ACSP