PROJETO RUAS VIVAS

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) lançou, no último dia 14, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP), o Projeto Ruas Vivas, que tem como intuito realizar intervenções temporárias que passem pelo período do Natal em três ruas diferentes e que integram os polos comerciais com maior concentração de diversidade varejista, segundo o mapeamento realizado pela ACSP em parceria com a Universidade Mackenzie, em 2019.

A iniciativa segue os movimentos similares aos que vêm ocorrendo na Europa, Nova York e Buenos Aires. O chamamento para a seleção de profissional autônomo, equipe, coletivo ou escritório de arquitetura e urbanismo se encerrou em 24 de outubro. O processo será sistematizado em uma cartilha em parceria com a Prefeitura de São Paulo e com patrocínio da 99.

“Vamos facilitar que outras ativações do espaço público possam acontecer em demais pontos da cidade, beneficiando o comércio e melhorando a mobilidade ativa por meio da ocupação de espaços públicos”, diz Antonio Carlos Pela, vice-presidente da ACSP e coordenador do Conselho de Política Urbana da ACSP.

O processo de construção contará com três oficinas participativas on-line, de modo a identificar e analisar as demandas locais. A primeira intervenção temporária na Praça Santo Eduardo, na Vila Maria, está prevista para durar até o final do ano.

Fernando Tulio, vice-presidente de relações institucionais do IAB-SP, explica que o projeto será baseado em ativações do espaço pautadas por baixo custo, rápida intervenção e flexibilidade, como pinturas, materiais leves, mobiliários e elementos portáteis. 
 
Confira aqui como foi o lançamento: https://www.youtube.com/watch?v=nq8hqnLblNQ.

Por ACSP