Abrir uma empresa é uma decisão importante e, logo de cara, exige que o empreendedor faça uma série de escolhas. Uma delas é a definição da razão social e nome fantasia do novo negócio. Você sabe o que são e como escolhê-los? Se você tem dúvidas, vamos ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o assunto. Continue a leitura!

O que é razão social?

Primeiramente, você precisa entender que a razão social é o nome da empresa registrado junto aos órgãos de governo, junta comercial, cartório etc. É o “nome completo” da empresa utilizado em diversos documentos oficiais, como contratos de prestação de serviço, notas fiscais emitidas e recebidas, contrato social, escrituras entre outros.

Às vezes, escolher essa nomenclatura não é uma tarefa tão simples. Enquanto pessoas físicas podem ter nomes iguais, cada empresa precisa de um exclusivo. Cabe ao empreendedor ou ao seu contador se certificar de que nenhuma outra pessoa jurídica tenha usado nome semelhante; caso contrário, não será possível registrar o empreendimento na junta comercial ou cartório.

Por que é preciso ter uma razão social?

No dia a dia, a sua empresa precisará realizar alguns processos. Sempre que houver algum tipo de contratação, formalização ou operação bancária, por exemplo, você precisará utilizar a razão social para realizar esses procedimentos.

Logo que a nomenclatura da sua empresa é registrada como razão social, esse nome comercial ganha uma proteção como propriedade intelectual de seus sócios. Isso significa que ele é protegido pela Constituição Federal e pelo Código Civil Brasileiro e, portanto, nenhuma outra empresa poderá ser aberta usando o mesmo nome que a sua.

Composição

A razão social geralmente traz o ramo principal de atividade da empresa e o seu enquadramento. “Ltda.” é uma abreviatura para “limitada”, usada quando a organização tem um número limitado de sócios. O McDonald’s se enquadra nessa categoria, e sua razão social é Arcos Dourados Comércio de Alimentos LTDA.

“S/A”, por sua vez, é utilizada para empresas de capital aberto, que envolve negociação em bolsa de valores. É o caso, por exemplo, da varejista de móveis e eletrodomésticos Casas Bahia, cuja razão social é Via Varejo S/A. Existe, ainda, a abreviatura “EPP”, que designa Empresa de Pequeno Porte, “ME”, para microempresa, e “MEI”, para microempreendedor individual.

Nome fantasia

O nome fantasia ou “nome de fachada” da empresa é o nome popular, pelo qual ela será mais conhecida pelo público. Ele pode ser parecido com a razão social ou totalmente diferente, e normalmente é usado em materiais de comunicação, canais da marca e até na fachada dos estabelecimentos. Vamos a um novo exemplo: uma empresa de venda eletrônica de artigos esportivos registrou “Ns2.com Internet LTDA.” como sua razão social. Para popularizar a marca, foi preciso criar um nome fantasia, e o escolhido foi Netshoes. Bem melhor, né? Percebeu como esse nome diferente pode ser divulgado com mais facilidade?

Hora de escolher! E agora?

Para escolher a razão social da sua empresa, você pode procurar o posto da JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo) na ACSP. Lá, são realizadas pesquisas para checar se alguma organização já utilizou o nome que você deseja, a fim de que não haja qualquer problema na formalização do seu negócio.

Já na hora de definir o nome fantasia, você precisa decidir se deseja ou não registrar a marca. Se não for fazer o registro, você tem mais liberdade para criar, mas ainda precisa de alguns cuidados. Usar nomes de marcas famosas ou de concorrentes diretos impede que a sua empresa se destaque e evidencie seus diferenciais para o mercado. Fique atento!

Por outro lado, quem deseja registrar a marca e tem dificuldade para escolher um nome interessante pode buscar ajuda de uma assessoria profissional. Isso aumenta as suas chances de chegar a uma nomenclatura mais assertiva e atrativa para o seu público.

Agora que você já sabe o que é razão social e nome fantasia, esperamos que o assunto tenha se tornado mais simples. Mas, se você ainda tem dúvidas ou precisa realizar processos como abertura, alteração e encerramento de empresa, consultar informações cadastrais e afins, a ACSP pode te ajudar! Clique aqui e entenda como.

 

Você chega mais longe com o apoio das pessoas certas.
A ACSP é uma comunidade de empreendedores, venha fazer parte!

 

 

 

Por ACSP