Roberto Mateus Ordine é honrado com a medalha Dom João VI pela Academia Paulista de História

O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Roberto Mateus Ordine, recebeu, na terça-feira, 11 de março de 2023, a medalha Dom João VI, concedida pela Academia Paulista de História (APH).

A honraria foi entregue à Ordine diretamente pelas mãos do presidente da APH, Luiz Gonzaga Bertelli, em evento realizado no auditório da Associação Paulista de Medicina (APM), no centro da capital da paulista.

A solenidade contou, ainda, com a posse dos novos acadêmicos da APH. Além de Ordine, foram honrados com a medalha Dom João VI os acadêmicos Dr. Hélio Begliomini, e o Professor Dr. Agostinho Toffoli Tavolaro.

"Ao ser agraciado com essa relevante medalha e honraria, isso nos traz um jubilo muito grande. Parte disso, evidentemente, deve-se ao fato da nossa entidade, Associação Comercial de São Paulo (ACSP), ter pesado na decisão pela sua importância e eu fui apenas o veículo para receber essa homenagem. Quero agradecer a todos pela honraria e vou guardá-la com muito carinho em nosso coração", comentou Ordine.

Em sua avaliação, o recebimento da outorga que leva o nome do Rei do Brasil, Portugal e Algarves entre o período de 1816 a 1822, é bastante gratificante. "Dom João VI é uma personalidade controversa para alguns, mas certamente muito importante para a História do Brasil", concluiu.

Criada em 1972 por iniciativa do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, a APH é composta por 40 membros efetivos e perpétuos, eleitos a partir de colegiado formado pela instituição.

Os patronos de cada uma das 40 cadeiras são historiadores, literatos, juristas, escritores e outras personas de renome, além de intelectuais que versaram sobre a História do Brasil. Dentre esses patronos, estão nomes como Euclides da Cunha, Teodoro Sampaio, Alexandre Gusmão, José de Alcântara Machado, entre outros.

Confira mais fotos da solenidade: https://bit.ly/3KRKDHw

 

 

 

Por ACSP