ROI: o que é e como calcular o da sua empresa?

Quem tem uma empresa sabe que conhecer alguns conceitos é fundamental para manter as finanças em dia e alcançar o tão sonhado crescimento. Neste conteúdo, vamos falar sobre o ROI, sigla para retorno sobre investimento. A ideia é que você entenda exatamente o que isso significa, a importância de conhecer esse tema e como fazer esse cálculo. Vamos lá? 

Afinal, o que é ROI? 

Essa é uma métrica usada para saber se uma empresa está dando o retorno esperado após um investimento financeiro. Ao calcular essa métrica, o empresário terá os dados certos e poderá tomar as próximas decisões de investimento do seu negócio com mais facilidade. 

A sigla ROI vem do inglês e significa Retorno Sobre o Investimento (Return on Investiment). Na prática, o ROI serve para medir quanto a sua empresa ganhou ou perdeu de dinheiro dentro de um determinado período através do seu índice de rentabilidade. 

Exemplo

Quando você cria campanhas e anúncios dos seus produtos e serviços nas redes sociais, com certeza espera que essas ações tragam lucros, certo? Ao investir R$ 500 em anúncios, por exemplo, é necessário que você recupere pelo menos o valor investido mais 30% de lucro - totalizando R$ 650. Com o ROI, você conseguirá saber o retorno dessa ação e avaliar se ela foi bem-sucedida ou não. 

Qual a importância de calcular o ROI?

Como já mencionamos, o ROI é uma das métricas mais eficazes para saber se o investimento feito na empresa está dando resultado. É como se fosse uma medida usada para obter o resultado de uma campanha de marketing em uma empresa.

Por se tratar de um indicador, saber o que é ROI também ajuda a mostrar para o mercado o quanto a sua empresa está rendendo e como ela usa os recursos que tem para fazer o negócio se desenvolver. 

Como se calcula o ROI?

Para descobrir o ROI, é preciso subtrair a receita gerada de um investimento pelo custo. O próximo passo é dividir o resultado pelo custo novamente e multiplicar o valor obtido por 100. Parece complicado, né? Mas não é. Veja como fica a fórmula: 

ROI = (Receita – Custo)/Custo X 100

Mas, depois, como interpretar o resultado do ROI? Ao fazer a conta, você vai chegar a um valor em porcentagem. Esse valor representa o retorno líquido do investimento. Ou seja, a cada real investido, você obteve uma determinada porcentagem, que será mostrada na conta. 

Agora, vamos a um exemplo de como calcular o ROI de uma empresa. 

Vamos supor que a sua empresa investiu R$ 2.000 em campanhas de novos produtos nas redes sociais. Com esse investimento, você obteve um valor de R$ 3.500 em vendas desses produtos dentro de um mês.

Para saber o ROI dessa campanha, a fórmula é: 

ROI = (R$ 3.500,00 – R$ 2.000,00)/ R$ 2.000,00 x 100

Na primeira etapa da conta (R$ 3.500,00 – R$ 2.000,00), teremos R$ 1.500. O próximo passo é dividir esse valor novamente pelo custo (R$ 2.000). O resultado é 0,75. Por fim, basta multiplicar esse número por 100 e teremos 75. Ou seja: a cada um real investido na campanha, o retorno é de 75%.

O ROI negativo, por sua vez, ocorre quando os valores obtidos são inferiores a zero, o que representa um resultado ruim. No entanto, a partir desses números, é possível entender a real situação das ações da sua empresa, traçar rotas e soluções para que elas melhorem e você alcance o crescimento. 

É muito válido registrar todos os resultados obtidos através dos cálculos de ROI na sua empresa. Assim, de tempos em tempos você pode compará-los e saber se o seu negócio está se desenvolvendo. Com isso, a sua empresa cria campanhas melhores ao longo do tempo e conquista mais organização financeira. 

Por ACSP