SAMPA WEEK MELHORA DESEMPENHO DAS VENDAS

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registra aumento de 8% na movimentação do comércio na capital na primeira quinzena de fevereiro, comparada ao mesmo período de janeiro. A Sampa Week, período de promoções que foi prorrogado até o último dia 12, deu o impulso necessário para que este mês fosse um pouco melhor para os lojistas.

Comparando esta quinzena com a mesma de fevereiro de 2020, no entanto, o Balanço de Vendas da ACSP aponta queda de 5,7%. “A variação negativa é normal, porque em fevereiro de 2020 ainda não eram sentidos os efeitos da pandemia na economia do varejo”, diz Marcel Solimeo, economista da ACSP.

“Se não tivesse a Sampa Week, as vendas teriam sido bem piores”, emendou ele. O período de promoções criado pela entidade, com apoio do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo e de outras instituições para ajudar a impulsionar a economia paulistana, começou em 23 de janeiro e se estendeu até 12 de fevereiro.

A Sampa Week foi prorrogada para apoiar os participantes, muito afetados pelas medidas restritivas determinadas pelo Governo do Estado em janeiro. Na ocasião, foi diminuído o tempo para o funcionamento dos considerados serviços não essenciais em dias úteis e não houve permissão para a abertura dos estabelecimentos comerciais em fins de semanas da fase vermelha do Plano São Paulo.

 “Agora, se não houver novas medidas restritivas ao funcionamento do comércio, acreditamos que as vendas voltarão a subir nos próximos meses”, afirmou Solimeo. “Neste mês, a variação foi negativa por estarmos em pandemia, mas já há uma clara tendência de crescimento.”

 

Por ACSP