Secretária de Entregas Prioritárias e Informações Estratégicas palestra na ACSP

Nesta quinta-feira (24), o Núcleo de Estudos Urbanos (NEU) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) promoveu uma palestra com o tema “Programa de Metas SP 2025-2028”, com a participação de Cibele Molina, secretária executiva de Entregas Prioritárias e Informações Estratégicas da Prefeitura de São Paulo.

Cibele foi recepcionada por Arnédio Bastos, Superintendente Institucional; Valter Caldana, coordenador executivo do NEU; e Beatriz Messeder, coordenadora do Comitê Técnico de Política Urbana da ACSP.

No início do evento, Caldana deu boas-vindas à secretária e explicou como funciona o NEU. “O Núcleo se dedica ao estudo e discussão de questões da cidade, analisando e debatendo políticas e leis relacionadas com o desenvolvimento urbano”.

Messeder apresentou um breve histórico do Programa de Metas SP (PdM) que faz parte da Lei Orgânica do Município de São Paulo (Art. 69-A de 2008). “Para essa gestão de quatro anos, o documento lista as prioridades da administração pública para o mandato, com indicadores e metas quantitativas. A população pode sugerir alterações e novos objetivos até 11 de maio pela plataforma Participe+”.

Em sua palestra, Molina expôs quatro eixos do PdM que são pilares essenciais para uma cidade inclusiva. O primeiro eixo é o Universo SP, que reúne metas relacionadas à preservação da natureza e à intervenção na paisagem urbana; Viver São Paulo, que concentra as metas associadas à qualidade de vida do cidadão como segurança pública, proteção à mulher vítima de violência, segurança alimentar e nutricional, do acolhimento à população em situação de rua, entre outros; Cidade Empreendedora, que reflete as metas de qualificação profissional, fomento ao empreendedorismo, economia e turismo como vetor de crescimento; e Capital do Futuro, que reúne metas voltadas à modernização da administração pública, à transformação digital e ao aperfeiçoamento da relação entre o governo e o cidadão. “Para atingirmos essas 126 metas na segunda gestão do prefeito Ricardo Nunes, o valor estimado para o cumprimento dos objetivos é de R$ 48,8 bilhões”, disse.

A secretária ainda ressaltou que “além de dar transparência às políticas prioritárias da Prefeitura, o PdM permite às diversas secretarias uma visão sistêmica da gestão que evita a sobreposição de medidas, otimiza recursos e facilita execuções em conjunto. Em seu escopo estão realizações tangíveis, mensuráveis, cabíveis em uma perspectiva de quatro anos”, finalizou.

Ao final da reunião, os membros do NEU puderam fazer perguntas, considerações e sugestões sobre o PdM à secretária.

Para conhecer todas as 126 metas do Programa, clique aqui.

Veja as fotos: https://flic.kr/s/aHBqjCaJ68

Por ACSP - 24/04/2025