Secretário Municipal de Turismo palestra em reunião do CPU

Na quarta-feira (4), o Conselho de Política Urbana (CPU) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) recebeu o Secretário Municipal de Turismo, Rui Alves. Durante a reunião, ele palestrou sobre o tema "Planos e Perspectivas para o Turismo na Cidade de São Paulo". Também participou do encontro o vice-presidente da ACSP e coordenador do CPU, Antônio Carlos Pela.

Na abertura do evento, o presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, ressaltou a importância do turismo para o centro histórico de São Paulo. "Hoje, estamos com a presença do secretário Rui Alves, um entusiasta e profissional da área. Agradeço ao CPU pela oportunidade de conversar sobre um segmento que, sem dúvida, contribui com os nossos esforços para revitalizar a região central", declarou Ordine.

Em sua fala inicial, o coordenador do CPU apontou o elevado número de visitantes na cidade de São Paulo, especialmente em um momento em que muitas cidades ao redor do mundo enfrentam desafios com o turismo em massa. “No Brasil, temos um turismo interno, e os números que me passaram, eu até fiquei surpreso, foram cerca de 45 milhões de turistas no estado de São Paulo, em 2023”, disse Pela. Ele também mencionou a importância dos grandes eventos realizados na cidade, como feiras, convenções, a Fórmula 1 e o carnaval, que atraem inúmeros visitantes.

Antes da palestra de Rui Alves, Débora Stringueta, superintendente comercial da ACSP, apresentou alguns dos serviços oferecidos pela entidade que podem apoiar o turismo. Entre eles, registro de marcas, análise de crédito, locação de auditórios das Distritais e da ACSP para reuniões, eventos e apresentações de negócios, além da Câmara de Mediação e Arbitragem.

Rui Alves iniciou a sua palestra agradecendo o convite e a oportunidade da palestra. “Quero cumprimentar o presidente Roberto Mateus Ordine, é um prazer estar aqui. Quando eu estou perto do senhor, a gente bebe toda a experiência dessa cidade e degusta um pouquinho, com os seus parceiros, de tudo o que a gente pretende para a capital”.

Em seguida, explicou que um dos seus objetivos ao assumir a Secretaria Municipal de Turismo é trazer prestígio à Pasta. Também mencionou a importância de pensar a médio e longo prazo para construir projetos sólidos que tragam desenvolvimento e benefício à população do município.

Alves passou alguns dados da estrutura da capital que permite receber grandes eventos esportivos, gastronômicos, festivais de músicas, entre outros. “São 396 hotéis, totalizando 38 mil quartos disponíveis”, declarou. “A cidade registrou 33.810 restaurantes, que representam 81 tipos de culinária. Desde o ano passado, São Paulo voltou ao Guia Michelin, com três restaurantes com duas estrelas, e 12 com uma estrela”.

Em sua palestra, o secretário apresentou as principais iniciativas que a Pasta planeja para promover o segmento na cidade. Na oportunidade, ele falou sobre a promoção da capital em eventos nacionais e internacionais para aumentar a visibilidade de São Paulo, buscar parcerias para estruturar melhor o setor e a realização de eventos esportivos e culturais, como a National Football League (NFL), e incentivo ao turismo náutico e de iniciativas sustentáveis.

Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjBGbBR

Por ACSP