Sedes Distritais debatem “inovação e desenvolvimento”

O então presidente interino da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcos Nascimento, participou, no último fim de semana (29, 30 e 01/12), do “XVII Seminário das Sedes Distritais”, no Hotel Recanto São Cristóvão, em Campos do Jordão. A temática da edição 2024 focou em inovação e desenvolvimento, e manteve seu propósito de explorar novas ideias, ampliar conhecimentos e promover atualizações quanto às iniciativas e projetos da ACSP nas 15 Distritais.

Nascimento abriu e encerrou o seminário junto aos vices Douglas Formaglio, Francisco Parisi, João de Favari e Valdir Ventura, além de Warlei Santos, representando o superintendente Paulo Pisauro; Renan Luiz Silva, superintendente de Serviços Institucionais; 14 superintendentes, entre outras lideranças da Casa.

“Agradeço a dedicação de todos pelo surpreendente resultado de 2024. Com essa união, continuaremos investindo em inovação para ampliar a expansão da ACSP em 2025”, declarou Nascimento na abertura oficial do evento.

O presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, em viagem aos Estados Unidos, participou virtualmente da abertura, por vídeo-conferência, parabenizando a todos pela união das Distritais e desejando bom trabalho. 

Na programação de sábado (30), aprovação das atas das reuniões realizadas nos dias 28 de agosto e 09 de outubro, uma vez que, este seminário também foi a sétima reunião ordinária do Conselho das Sedes Distritais; e pautas como a dos eventos distritais e pautas institucionais, debatendo encontros regionais e renovação dos superintendentes, que ficou sob a responsabilidade de Douglas Formaglio.

“A nossa principal meta continua sendo equilíbrio fiscal entre receitas e despesas da nossa entidade e, para isso, precisamos sempre inovar e desenvolver. Outra meta também é o foco no crescimento do associativismo e a manutenção do nosso quadro social”, explicou Formaglio.

Na sequência do encontro, coube a Francisco Parisi liderar os debates sobre desenvolvimento de núcleos regionais e calendário de atividades integrado com a sede distrital. Já Warlei abordou o panorama da estrutura administrativa-operacional, principais ações tomadas pela nova gestão administrativa e cronograma do orçamento 2025.

O superintendente Renan Luiz tratou do Simples Nacional e demais pautas institucionais levantadas pela ACSP, como as reformas trabalhista e tributária; divulgou o mais novo serviço da Casa, o “Painel Parceiros de Sucesso”; renovação de eventos para o próximo ano; e encerrou sua apresentação com um resumo da gestão de processos, como modelo de atuação operacional e institucional.

O principal objetivo do “XVII Seminário” foi o de integrar todos os superintendentes, que tiveram de responder, em cinco minutos, um questionário com seis perguntas, contemplando: desempenho institucional e operacional de sua respectiva distrital; abordagem aos empresários e autoridades da respectiva região em que atua; frequência de participação ativa dos conselheiros; principais demandas regionais; sugestões de melhorias; e renovação da gestão.

Os 14 superintendentes presentes se apresentaram e, além de responderem ao questionário citado, contribuíram com ideias, projetos, ações e planos para os próximos anos.

“Espero que as experiências e conhecimentos vivenciados frutifiquem e sejam disseminados em todas as regiões de cada uma das Distritais. Que se propaguem em seu corpo diretivo, associados, pequenos e médios empresários locais e resultem no impulsionamento dos negócios e promoção do empreendedorismo, que são as nossas bandeiras”, enfatizou Formaglio.

Encerrando os debates, Valdir Ventura – anfitrião do seminário – expôs, resumidamente, a história e estrutura do Grupo São Cristóvão, cuja gestão, liderada por ele, está focada no desenvolvimento assistencial e sustentável há mais de 100 anos, com um legado de conquistas e progresso. E, inserido nesse grupo empresarial, está o Hotel Recanto São Cristóvão – estabelecimento que sediou o XVII Seminário das Sedes Distritais –, construído em 1985, que abriga 50 apartamentos com toda infraestrutura de lazer.

Ventura se emocionou ao receber das mãos de Marcos Nascimento uma placa em sua homenagem, reconhecendo sua liderança como vice-presidente da ACSP. Ele é um “grande apoiador de projetos, ações e eventos institucionais organizados pela Casa”, citou o então presidente em exercício.

À noite, todos se reuniram no salão principal do hotel para a confraternização 2024, presenteando um a um na tradicional brincadeira de “Amigo Secreto”.

Veja fotos: flic.kr/s/aHBqjBTEot

Por ACSP