
Na quinta-feira (14), a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SMADS) e o Sindicato Empresarial do Comércio Atacadista de Material de Construção, Material Elétrico e Energia Elétrica no Estado de São Paulo (SINCOMACO), realizou a formatura da segunda turma do Programa Qualifica Já, iniciativa que tem como objetivo resgatar a dignidade humana de pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de qualificação profissional gratuita na área da construção civil.
O evento de formatura dos alunos foi realizado no Núcleo Prates, no bairro do Bom Retiro, local onde foram realizadas as aulas práticas de pintura. Na ocasião, estiveram presentes Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP; Antônio Eustáquio Lima Saraiva e José Carlos, diretores executivo e de operações do SINCOMACO; Ciça Santos, secretária da SMADS; e Eunice Aparecida de Jesus Prudente, secretária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), nova pasta que se juntou à esta edição do programa integrando-o ao POT (Programa Operação Trabalho).
“É emocionante entregar os certificados a vocês que estudaram, participaram das aulas teóricas e práticas e, mesmo com as dificuldades diárias, persistiram e estão aqui hoje comemorando essa conquista”, disse Ordine.
Durante o evento, os 10 alunos atendidos pela Rede Socioassistencial do município de São Paulo ouviram o discurso das autoridades presentes e receberam o certificado do curso de pintura básica pelas mãos das referidas lideranças. Foram realizados treinamentos teóricos e práticos totalizando 100 horas.
José Carlos afirmou que essa parceria é um sucesso. “Já formamos dois grupos e, a partir das próximas turmas, a intenção é que o programa possa ser implementado de forma permanente com sua extensão para outras formações no âmbito da construção civil, tendo em vista a importância da ligação entre a formação profissional e a empregabilidade como instrumento fundamental no processo do resgate da dignidade humana”.
Para a secretária Ciça Santos, “esta foi uma oportunidade que surgiu em suas vidas e vocês agarraram com maestria, acreditando que a partir deste curso uma nova fase na trajetória profissional de cada um”, ressaltou.
Eunice Aparecida destacou aos alunos que “com a conclusão do curso há a indicação dos alunos formados para o mercado de trabalho na área da construção civil por meio de empresas parceiras da ACSP e SINCOMACO. Nós desejamos muito sucesso e muita boa sorte na vida profissional de vocês”.
Vale destacar que a ACSP é a responsável pelo investimento financeiro do programa e a SMADS por captar os alunos em situação de vulnerabilidade social. O SINCOMACO é o fornecedor tanto dos materiais de pintura, quanto da disponibilização de instrutores que ministraram as aulas.
Esse projeto social é encabeçado pela ACSP, que visa trazer dignidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Essa ação também faz parte da iniciativa da ACSP por meio da campanha #VEMPROCENTRO.
Veja as fotos: https://flic.kr/s/aHBqjBRJVf
Por ACSP - 18/11/2024