Solenidade especial marca os 470 anos de São Paulo

São Paulo, 26 de janeiro de 2024. Na última quinta-feira (25), o presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, participou das comemorações oficiais do 470º aniversário da cidade de São Paulo.

A programação teve início com a largada da “Corrida de rua 470 anos da cidade de São Paulo” na rua Boa Vista. O percurso foi de 5 km passando pelas principais vias do Centro Histórico.

Depois, um ato cívico foi realizado no Pateo do Collegio, que contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes, da primeira-dama Regina Nunes, do vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, do Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, e do subprefeito da Sé, Coronel Camilo, entre outras autoridades. 

O início da solenidade foi marcado pela execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Guarda Civil Metropolitana.

Em seguida, houve a deposição de coroas de flores no monumento Glória Imortal aos fundadores de São Paulo feita por representantes da Prefeitura, do Governo, da Arquidiocese e das Forças Armadas.

Após a cerimônia, as autoridades caminharam até a Catedral da Sé, para acompanhar a missa de aniversário de São Paulo presidida pelo cardeal arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer.

Totens e mesas táteis em braille

Como parte da programação, também foram inauguradas novas sinalizações turísticas na região do Triângulo Histórico. São 14 totens, sendo dois instalados na Praça da Sé e nas ruas Anchieta, Quintino Bocaiuva, Paulo Egídio, José Bonifácio, Boa Vista, João Brícola, Três de Dezembro e Dr Miguel Couto, além das Praças Manoel de Nóbrega e do Patriarca, do Largo São Francisco e da Avenida São João.

As quatro mesas táteis em braile ajudarão os visitantes a identificar rotas e pontos turísticos pelo centro, descrevendo ruas, equipamentos e elementos turísticos. Com um custo de cerca de R$ 30 mil, elas estão localizadas nas ruas Líbero Badaró, Largo São Francisco, Rua Boa Vista e Praça da Sé.

O presidente Ordine destacou que os 470 anos de São Paulo mais os 130 anos da Associação Comercial representa duas forças que procuram levar para a sociedade paulistana, uma qualidade de vida melhor com possibilidades de compras, atividades de lazer e turismo. “Além disso, nós vamos transformar o centro da cidade em um ‘shopping a céu aberto’. A ideia é revitalizar o centro histórico e principalmente, os dois polos comerciais desta região que são as ruas Direita e São Bento. No passado, essas ruas eram ícones do que retratavam a força do comércio de varejo. A ACSP quer manter essa tradição, para que mais pessoas frequentem, estudem, trabalhem e morem no centro”.

 

Por ACSP