Temas em Análise 269: Varejo Acelera em Fevereiro, Antes do Isolamento Social

VAREJO ACELERA EM FEVEREIRO, ANTES DO ISOLAMENTO SOCIAL

 

Em fevereiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas do varejo restrito (que não inclui veículos e material de construção) registrou alta de 4,7% sobre o mesmo mês de 2019 (ver tabela abaixo), enquanto no ampliado (que inclui todos os segmentos) o aumento alcançou a 3,3%, apesar de contar com dois dias úteis a menos. Em 12 meses, também foram observadas maiores vendas em ambos tipos de varejo, com leve aceleração no primeiro, e perda de ritmo no segundo, em relação à leitura anterior (1,9% e 3,6%, respectivamente).

No contraste anual, as maiores altas corresponderam a móveis e eletrodomésticos, afetadas positivamente pela maior disponibilidade de crédito e pela redução dos juros, e farmácias, em grande parte devido às compras associadas à perspectiva do surto de coronavírus. Os demais segmentos que mostraram expansão, em geral, se beneficiaram da recuperação do emprego e da renda. No caso dos hiper e supermercados, houve também a influência da menor pressão dos preços de alimentos.

Em síntese, o varejo iniciou o ano com alta de 3,0% no primeiro bimestre, sugerindo o início de uma recuperação. A perspectiva para os próximos meses é de forte queda nas vendas, conforme mostram alguns dados preliminares, em decorrência do isolamento social provocado pelo novo coronavírus, que obrigou ao fechamento da maior parte do comércio. Pontualmente, os segmentos supermercadista e farmacêutico, que continuaram funcionando normalmente, poderiam mostrar resultados positivos, o que, conjuntamente com as medidas compensatórias anunciadas pelo Governo, contribuiriam para mitigar o impacto negativo da pandemia sobre as
vendas do comércio.

 

Por IEGV - Instituto de Economia Gastão Vidigal