Terceira edição do Ac boost registra recorde de participação em 2023

São Paulo, 18 de agosto de 2023. O Pateo76, centro de inovação da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), está celebrando o sucesso da terceira edição do programa Ac boost, iniciativa dedicada ao impulsionamento de startups. O programa atraiu um número recorde de participantes, alcançando 1029 inscrições. Esse número representa o dobro das inscrições da edição anterior e reflete a crescente relevância do ecossistema de inovação.

O processo de seleção, realizado ao longo de julho nas redes sociais, culminou na escolha de 60 startups promissoras. Estas empresas selecionadas serão submetidas a um intenso cronograma de atividades entre os meses de agosto e dezembro. As atividades incluem mentorias personalizadas, workshops e trilhas de conhecimento conduzidas por especialistas do Sebrae, do Conselho de Inovação (Conin) da ACSP e profissionais mentores do mercado.

Alessandra Andrade, coordenadora-geral do Conselho de Inovação (Conin), da ACSP, e gestora do Pateo 76, destaca o rápido protagonismo que o Ac boost está conquistando no segmento. "Se tem alguém que sabe como se relacionar e entende quais são as 'dores' do empreendedor é a ACSP. Por isso esse público vem para a gente para buscar esse espaço", diz.

Entre as 60 startups escolhidas, 30 receberão o Selo de Inovação da ACSP, que será concedido em uma cerimônia marcada para o dia 5 de dezembro. Na primeira edição, em 2021, 17 das 20 finalistas receberam o reconhecimento, e 32 das 60 escolhidas na edição de 2022 conquistaram a validação.

O perfil dos participantes na edição deste ano apresenta uma mudança em relação aos anos anteriores. Em 2023, 40% dos inscritos possuem modelos de negócios focados em um padrão em ascensão: o de assinaturas, que abrange diversos tipos de produtos. Além disso, a edição atual do programa incorporou algumas melhorias. Uma delas é a reformulação das métricas de seleção, fundamentada em uma ferramenta avançada, visando tornar o processo de escolha das 60 startups ainda mais preciso e eficiente.

Roberto Mateus Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), destaca a assistência que o Ac boost oferece na estruturação e qualificação das startups. “O programa é abrangente e tem como objetivo preparar startups para a próxima etapa de seu desenvolvimento, proporcionando-lhes uma base mais sólida”, diz. “Ele oferece acesso a uma rede ampla de empreendedores, consultores, mentores, investidores e parceiros corporativos e governamentais, tudo isso com o intuito de fortalecer suas estruturas e conexões”, completa.

A iniciativa não apenas visa o sucesso individual das startups, mas também tem um propósito mais amplo, visa fortalecer o relacionamento da ACSP com o mercado de pequenos empreendedores de tecnologia e inovação, estabelecendo uma relação de fit e validação - termos no jargão das startups. Ao fazer isso, o Ac boost solidifica seu papel como um dos principais mentores no setor de pequenas empresas de tecnologia, desempenhando um papel vital na abertura de novos mercados e na conquista de validação e escala para esses empreendimentos promissores.

Por ACSP