
Na tarde desta segunda-feira (11), o vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Antonio Carlos Pela, participou da cerimônia de aula inaugural da terceira turma do programa “Qualifica Já”, representando o presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine. O Qualifica resgata a qualidade de vida e dignidade humana da população em situação de vulnerabilidade social, que se encontra na região central da capital paulista, por meio de capacitação profissional na área de pintura, da construção civil, com posterior encaminhamento ao mercado de trabalho a empresas parceiras.
“Nós ficamos de coração completamente aberto. Saibam que a ACSP se esforça bastante, com todo carinho, para incrementar esse trabalho. Agora, se dediquem ao curso, aprendam esse novo ofício, porque grandes empresas estão oferecendo oportunidades profissionais. Para agarrar uma delas, dependerá da entrega de cada um dos senhores ao curso. A ACSP, outra vez, está agradecida por mais essa oportunidade”, declarou Pela.
De 11 de agosto a 05 de setembro, das 13h às 17h, os 23 novos alunos receberão 20h de aulas teóricas, na Rua da Abolição, 66 – Bela Vista – e 80h de aulas práticas, no Núcleo Rodrigo Silva, na Praça Carlos Gomes, 130 – Centro. Ao final do curso, os novos profissionais pintarão, por completo, o referido núcleo.
Nessa parceria, cabe à ACSP realizar a intermediação entre os parceiros, garantir a locação do espaço onde são ministradas as aulas teóricas e as condições adequadas de infraestrutura e segurança para os participantes, além de responsabilizar-se pela oferta dos uniformes utilizados pelos alunos e assegurar os recursos para a viabilidade financeira do projeto, como os relacionados à instrução técnica, transporte dos instrutores/profissionais, apostilas e insumos/materiais para realização das aulas práticas.
“Sejam muito bem-vindos! Esse curso foi feito especialmente para vocês. Nosso presidente Ordine tem um carinho especial por esse projeto. E, para nós, é uma alegria poder participar e dar essa oportunidade a vocês. O que a gente deseja é que essa turma tenha sucesso, assim como todas as demais que vierem, e que seja uma oportunidade significativa na vida de todos. Boa sorte e parabéns”, comentou Vanessa Giroto Muniz, arquiteta do Conselho de Política Urbana (CPU), da ACSP, e uma das coordenadoras do Qualifica Já.
Além da ACSP, há outros parceiros nessa empreitada, cujos representantes também estiverem na cerimônia desta segunda, como Claudio Conz e José Carlos Araújo, respectivamente, presidente e diretor de Operações do Sindicato Empresarial do Comércio Atacadista de Material de Construção, Material Elétrico e Energia Elétrica no Estado de São Paulo (SINCOMACO); Camila Sakai, coordenadora de Proteção Especial, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, que representou a Secretária da Pasta, Eliana Gomes; e Armando Júnior, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, representando o Secretário da Pasta, Rodrigo Goulart.
Na sequência da aula inaugural e início efetivo do curso, houve assinatura do Acordo de Cooperação, envolvendo todos os parceiros comprometidos com o programa.
De acordo com Conz, o Sincomaco já formou, aproximadamente, 50 mil pintores. “A gente quer que haja oportunidades e sabe que fez a diferença na vida de muitas dessas pessoas. Não importa o caminho profissional que vão seguir mais para frente, a pintura sempre poderá ajudá-los, e esse conhecimento segue para o resto da vida. Deem o melhor de vocês e aproveitem essa oportunidade. Parabéns por estarem aqui e pela iniciativa de quererem ter esse conhecimento. Sucesso!”, disse ele.
Os 23 novos alunos do “Qualifica Já” vieram do Programa Operação Trabalho (POT), da Prefeitura de São Paulo, que conta com 14.833 participantes. "Vocês são pessoas privilegiadas dentro do POT, e foram selecionados para estarem aqui. Então, é uma baita oportunidade! Estão tendo o privilégio de fazer o curso. Espero vê-los a partir de outubro, empregados numa das empresas parceiras que a gente visita. Deixo aqui um abraço do prefeito Ricardo Nunes”, comentou Armando Júnior.
Todo a tinta a ser utilizada pela turma será doada por outra parceira do "Qualifica", a empresa Sherwin-Williams, que cede também instrutor-técnico para auxiliar as aulas práticas, cuja a primeira será realizada no próximo dia 19. “Agradeço a parceria, em nome da Sherwin-Williams, e, em especial, aos parceiros. Contem com a gente! E, aos alunos, aproveitem mesmo essa oportunidade. Vocês são privilegiados”, deu as boas-vindas à turma, Claudio Verneque, representante comercial da Sherwin, acompanhado do técnico Ewerton Leite da Silva, que tem “toda a experiência e know-how para auxiliar os alunos no treinamento”.
Por ACSP - 11/08/2025