VAREJO PAULISTANO TEM QUEDA ELEVADA EM MARÇO

Conforme o Balanço de Vendas de março da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o varejo paulistano registrou queda de 38,1% nas vendas em relação a fevereiro deste ano.

Os dados foram extraídos da Boa Vista Serviços S/A e indicam ainda queda de 23,7% em relação a março do ano passado. O números mostram o tamanho do impacto das restrições para o funcionamento do comércio não-essencial em todo o Estado, que não abre as portas desde o dia 6 de março, para a movimentação do setor.

“As medidas para conter a pandemia somadas à queda da renda do consumidor e a falta da perspectiva sobre a vacina, que aumentaria a proteção contra casos graves da covid-19 abalaram a confiança da população e, consequentemente, refletiram nas vendas do comércio”, analisa Marcel Solimeo, economista da ACSP.

O Balanço de Vendas de março mostra ainda que os comerciantes foram fortemente afetados pelas restrições. “A sobrevivência de muitas empresas está em risco. Precisamos de ajuda do poder público. Faltam incentivos fiscais de todos os tipos e mais linhas de créditos com juros baixos para os pequenos e médios empreendedores”, completa Solimeo.

Em março, outro indicador da ACSP, o Índice Nacional de Confiança (INC), que mede a confiança e a segurança do brasileiro em relação à sua situação financeira, já apontava pessimismo dos consumidores com a marca de 76 pontos, o pior resultado desde o início da pandemia.


Por ACSP