Vitrine Sampa: conheça a iniciativa da ACSP para alavancar vendas de micro e pequenas empresas

Desde que a pandemia do coronavírus chegou ao Brasil e as medidas de isolamento passaram a ser adotadas, priorizar compras nos comércios locais tornou-se um hábito ainda mais importante. Isso porque, com as restrições, essas empresas foram as mais atingidas pela crise.

De acordo com a Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), só no primeiro semestre de pandemia cerca de 716 000 empresas fecharam as portas no país. O levantamento mostra que o novo coronavírus teve um impacto negativo em todos os setores econômicos, mas afetou especialmente o comércio (39,4%) e serviços (37%), principalmente no caso das pequenas empresas.

Sem dúvida, comprar do comércio local é uma ótima maneira de ajudar essas empresas a sobreviverem aos períodos mais difíceis, mas e para o consumidor? Por que essa escolha é positiva?

Em primeiro lugar, escolher onde você vai fazer as compras da sua casa é determinante para o crescimento de uma empresa e de um bairro. Consumir dos comércios locais ajuda a mudar econômica e socialmente a região, pois movimenta o dinheiro naquele bairro e ajuda a gerar empregos.

Além disso, estimular a manutenção de comércios no bairro é, também, uma forma de valorizar a região e o seu imóvel, já que muitas pessoas escolhem o lugar em que vão morar de acordo com o número de comércios disponíveis e a praticidade que eles oferecem ao dia a dia.

Outro aspecto importante passa pela geração de empregos nas redondezas: segundo o Sebrae, as micro e pequenas empresas empregam mais de 50% da população com carteira assinada e são responsáveis por quase 30% do PIB nacional.

Por esses e muitos outros motivos, a Associação Comercial de São Paulo é uma grande apoiadora do desenvolvimento de micro e pequenas empresas. E para facilitar a oferta e a procura por itens do varejo de bairro, a entidade desenvolveu a Vitrine Sampa. Você já ouviu falar?

A Vitrine Sampa é uma plataforma de marketplace gratuita e exclusiva para os associados da ACSP impulsionarem suas vendas. Nela, o comerciante, lojista ou prestador pode cadastrar seu produto ou serviço em poucos passos e já começa a vender.

“Como entidade representativa do varejo, pensamos em um projeto que pudesse ajudar os pequenos e médios empresários a ingressarem no mundo digital. O projeto amadureceu e hoje se tornou um canal de vendas de produtos e serviços. A Vitrine Sampa vai aproximar os consumidores dos comerciantes de bairro”, diz o vice-presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, idealizador do projeto.

Para ativar a loja na Vitrine é preciso preencher um cadastro com dados como CNPJ ou código de associado, razão social, contatos telefônico e de e-mail. Ao finalizar o cadastro, o associado recebe uma confirmação no e-mail informado e já pode começar a anunciar no site.

A plataforma promete reunir uma grande variedade de produtos, incluindo artigos de vestuário, calçados, eletrônicos, acessórios, móveis, produtos de alimentação e muitos outros. O objetivo é promover o fortalecimento do negócio de pequenos lojistas, comerciantes, empreendedores e profissionais liberais de diferentes segmentos.

E você? Quer fazer parte dessa iniciativa para alavancar as suas vendas? É só visitar a página da Vitrine Sampa para saber tudo sobre a plataforma e fazer seu cadastro. E, se você tem um colega empreendedor que gostaria de aproveitar essa oportunidade, compartilhe este conteúdo!

Por ACSP