Produzido e divulgado no primeiro e no décimo sexto dia útil de todo mês, o Balanço de Vendas é a mais antiga e tradicional pesquisa da Associação Comercial de São Paulo, além de ser um dos indicadores mais atualizados do País.

O índice mede o movimento das vendas à prazo e à vista da capital paulista; portanto, é um dos maiores termômetros do varejo nacional.

Os dados divulgados pela ACSP nesta semana trouxeram números positivos: o movimento de vendas do varejo paulistano cresceu em média 2,2% na primeira quinzena de dezembro na comparação com o mesmo período do ano passado. As comercializações a prazo subiram 2,3%, e à vista, 2%.

Na comparação com os quinze primeiros dias de novembro, o número de vendas em dezembro apresentou um salto ainda maior: 32,7%. Na avaliação do acumulado do ano, os números também são interessantes: do início de 2018 até a primeira quinzena de dezembro, o varejo registrou alta média de 2,1%, sendo crescimento de 6% nas vendas a prazo e queda de 1,8% nas vendas à vista.

Como é feito o Balanço de Vendas?

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) da ACSP com amostra fornecida pela Boa Vista SCPC.

Além da produção do Balanço, o trabalho do Instituto envolve análises do Índice Nacional de Confiança e outros indicadores. Os economistas do IEGV examinam os principais índices divulgados pelas instituições financeiras e avaliam o que eles representam para o mercado.

Qual é a importância do Balanço de Vendas para o empreendedor?

Assim como o Balanço de Vendas, é preciso que os empresários estejam sempre atentos aos dados de mercado e tudo o que envolve o comportamento do consumidor. Dessa maneira, é possível conhecer o cenário onde a empresa está inserida, traçar estratégias e até desenvolver ações promocionais mais assertivas. Quer um exemplo?

Um empreendedor prefere receber o valor de suas vendas no ato, mas sente que na sua loja poucos clientes têm optado por pagar dessa maneira. Alguns dias depois, o Balanço de Vendas é divulgado e indica uma queda importante no número de comercializações à vista.

Sabendo que essa situação não tem sido frequente apenas no seu estabelecimento, o empresário fica ainda mais convencido da necessidade e da importância de estimular os clientes ao pagamento imediato, e a partir de então, ele pode passar a planejar promoções e ações mais agressivas para induzir o consumidor a não considerar o pagamento a prazo como primeira opção.

 

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Por ACSP