ACSP: 44,4% dos brasileiros pretendem gastar mais no Dia das Crianças em comparação a 2023

São Paulo, 10 de outubro de 2024 - De acordo com pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com a PiniOn, 38,2% dos entrevistados pretendem comprar presentes no Dia das Crianças, 39,3% responderam que não têm intenção de fazê-lo, enquanto 22,5% ainda não sabem. Diferentemente do que ocorreu no ano passado, diminuiu fortemente a proporção dos que manifestaram intenção de compra, e aumentou as relativas aos consumidores que não pretendem adquirir presentes e aos que ainda estão indecisos.

Entre os entrevistados que planejam comprar presentes para a data, 44,4% afirmam que gastarão mais do que em 2023, enquanto 34,4% têm a intenção de gastar menos. Em relação ao valor, a maioria (67,8%) pretende desembolsar entre R$ 50 e R$ 450.

Tal como observado na pesquisa do ano passado, a maioria das compras seria realizada em grandes redes do varejo (42,2%) e não em pequenas lojas. Também continuou predominando a intenção de adquirir os presentes de forma presencial, em lojas físicas (55,9%).

Na tabela abaixo, apresentamos as principais categorias de bens e serviços que compõem a intenção de compra dos 1.686 entrevistados em nível nacional, além da forma de pagamento, que pode ser à vista ou parcelada. É importante destacar que cada participante pôde escolher mais de uma opção de presente.



Itens mais preferidos


Em geral, as intenções de compra revelam uma continuidade na preferência por artigos tradicionalmente adquiridos para a data. Entre eles, destacam-se roupas, calçados e acessórios, que somam 27,0% das intenções, sendo o item mais mencionado. Outras opções populares incluem bonecas (15,8%), bolas de futebol (10,2%), bicicletas (11,5%) e carrinhos (12,4%).


Por outro lado, diferentemente do ano passado, diminuiu a importância da intenção de compra de itens eletrônicos (videogame, jogo/jogo de videogame, celular, computador/notebook/tablet).

A pesquisa também revela que, tal como foi observado no ano passado, se manteve a predominância da preferência por pagamento à vista para todas as categorias de bens e serviços consideradas na pesquisa, o que poderia ser explicado pelo ainda elevado custo do crédito, num contexto de excessivo endividamento familiar.

Por sua vez, a participação dos serviços, representados pelo ingresso para cinema, teatro, zoológico, parque aquático etc. (8,6%) e pelas viagens (5,5%), diminuiu em relação à pesquisa do ano passado, consolidando a baixa importância nas intenções de compra.

Para o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, de modo geral, as intenções de compra para o Dia das Crianças continuam sinalizando a maior preferência pelos itens tradicionais adquiridos na data.

“As perspectivas de vendas para 2024 parecem ser menos favoráveis do que as do ano passado, apesar do aquecimento vivido pela economia, o que poderia ser explicado pelos aumentos de preços de produtos básicos, que corroem o poder de compra das famílias, num contexto de elevado endividamento. Em todo caso, houve aumento importante no número de indecisos, o que poderia se constituir em oportunidade para os comerciantes aumentarem as vendas”, completa Ruiz de Gamboa.

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Por ACSP