ACSP: 46,2% dos paulistanos pretendem comprar presentes no Dia das Mães

São Paulo, 6 de maio de 2025 - Conforme uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), realizada pela PiniOn com uma amostra de 875 entrevistados, que residem no Estado de São Paulo, 46,2% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar presentes no Dia das Mães. Outros 29,7% declararam não ter intenção, enquanto 24,1% ainda estão indecisos. Em comparação com 2024, a proporção dos que manifestaram intenção de compra aumentou, enquanto que diminuiu o número de pessoas que não pretendem presentear ou que ainda não decidiram.

Do grupo de entrevistados que planejam presentar suas mães, 39,3% pretendem gastar mais do que em 2024, enquanto 35,2% desejam o contrário. Na comparação com o ano passado, diminuiu a proporção de entrevistados que pertencem ao primeiro grupo, enquanto aumentou a relativa ao segundo. Em termos do nível de gasto, a grande maioria (84,3%) pretende gastar entre R$ 50 e R$ 600.

Tal como apurado a nível nacional, a pesquisa estadual também apontou que a maioria das compras seria realizada em pequenos estabelecimentos (38,3%), e de forma presencial, em lojas físicas (52,9%). Também como ocorreu a nível nacional, a maioria dos entrevistados (73,7%) manifestou que não iria utilizar a antecipação do 13º salário nas compras para o Dia das Mães.

A Tabela 1 registra as principais categorias de bens e serviços que fazem parte da intenção de compra dos entrevistados residentes no Estado de São Paulo, assim como se o pagamento seria efetuado em dinheiro/débito, PIX ou parcelado. É importante recordar que mais de uma opção de presente pode ser escolhida por cada um dos consultados. Os resultados são bastante similares aos obtidos a partir da pesquisa nacional.

A área de vestuário segue sendo um dos principais itens, com 57,9% das intenções de compra. Presentes pertencentes à área de beleza, além de joias e bijuterias, continuam sendo apontados, e perfazem cerca de 63,3% das preferências.

Por outro lado, observa-se redução menos intensa do que a registrada a nível nacional, nas áreas de móveis e eletrodomésticos e diminuição dos “digitais”, que juntos alcançam cerca de 25,7%, ante 29,7% registrado na pesquisa do ano passado. Essa redução das intenções de compra de móveis e eletrodomésticos poderia ser explicado pelo aumento dos juros em relação a 2024.

Chocolates (isoladamente com 14,6% das preferências) continuam sendo mencionados, mesmo após a Páscoa, atingindo, em conjunto com as flores 30,0% das preferências.

De maneira também análoga à pesquisa nacional, continua sendo notada uma importante diminuição da disposição a comprar de forma parcelada, em relação a 2024, enquanto para a maioria dos itens continua havendo, em geral, maior preferência pela utilização de dinheiro em espécie e cartões de débito, em relação a usar a modalidade do PIX como forma de pagamento à vista, embora essa modalidade também tenha aumentado. Essa diminuição da intenção de parcelamento das compras poderia estar associada ao fato de que os juros tenham crescido de forma importante em relação ao ano passado, num contexto de elevado endividamento das famílias.

Cidade de São Paulo

A pesquisa também registrou a intenção de compras para o Dia das Mães dos residentes na cidade de São Paulo. Os resultados são bastante similares à pesquisa estadual. Cerca de 43,8% dos entrevistados manifestou intenção de adquirir presentes, enquanto 32,8% não tem intenção e 23,4% ainda não decidiram. A maioria (34,7%) pretende gastar mais neste ano, e em termos de nível de despesa, 87,9% dos entrevistados está disposto a desembolsar entre R$ 50 e R$ 600. Também foi constatada a maior disposição a comprar em lojas físicas (52,3% dos entrevistados). A única diferença significativa seguiu sendo a maior preferência manifestada por adquirir presentes em grandes redes do varejo (39,9%).

A Tabela 2 permite observar que os itens mais mencionados permanecem os mesmos, na comparação com a pesquisa estadual, mas, em geral, mostrando proporções maiores. Também pode ser notada a menor preferência por realizar compras parceladas.

Para o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, em síntese, de forma análoga à pesquisa nacional, as intenções de compra para o Dia das Mães, tanto a nível estadual como municipal, continuam apontando para uma maior preferência por artigos de menor valor, menos dependentes do financiamento via crédito. A intenção de comprar na data também aumentou de forma moderada em relação à pesquisa do ano passado, refletindo a situação financeira mais difícil enfrentada pelas famílias, num contexto de juros mais altos, elevado endividamento e fortes aumentos de preços de produtos básicos.

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Por ACSP - 06/05/2025