São Paulo, 12 de fevereiro de 2020. Para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a queda no volume de vendas do comércio varejista nacional, registrada entre os meses de novembro e dezembro do ano passado, foram reflexo da Black Friday, principalmente. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume foi 0,1% menor no último mês de 2019, comparado ao período anterior.
“A queda entre novembro e dezembro chama a atenção para os impactos crescentes da Black Friday, que acabou antecipando as vendas do Natal", explica Marcel Solimeo, economista da ACSP. Para ele, o consumidor que comprou os presentes em novembro não voltará a comprar novamente no mês seguinte.
Apesar da queda no último mês, o saldo foi positivo. No acumulado, as vendas no varejo cresceram 1,8% e fecharam com taxas positivas pelo terceiro ano consecutivo. Na comparação com dezembro de 2018, houve alta de 2,6%.
“Esta alta entre 2018 e 2019 mostra que a economia está crescendo, embora mais lentamente do que gostaríamos. A expectativa, no entanto, é que, gradativamente, à medida em que o nível de emprego vá melhorando, as vendas do comércio tendem a seguir o mesmo caminho”, conclui Solimeo.
Mais informações:
Danielle Pessanha
Assessoria de Imprensa
[email protected]
(11) 3180-3220 / (11) 9163-0473
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 125 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Por ACSP