ACSP estima que o Comércio obteve perda de até R$ 98,6 milhões com a falta de energia na Grande São Paulo

São Paulo, 14 de outubro de 2024 — O comércio na Grande São Paulo pode ter deixado de arrecadar até R$ 98,6 milhões devido à falta de energia na última sexta-feira (14), quando forte chuvas prejudicaram a capital paulista.

A estimativa, baseada no volume movimentado diariamente na cidade de São Paulo e na região metropolitana, é do Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP).

Na avaliação do economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, os prejuízos são difíceis de estimar, pois os efeitos do temporal não foram homogêneos na Cidade de SP, e várias regiões ainda não tiveram  o restabelecimento da energia, mas, podemos dizer que o prejuízo se dá, principalmente, por reduções nas compras "imediatas" e "por impulso" dos consumidores.

A falta de energia decorrente das fortes chuvas prejudicou diretamente mais de 1,35 milhão de pessoas. Ruiz de Gamboa observa que essa situação afeta principalmente os consumos imediatos e por impulso, quando há essas restrições no fluxo de clientes.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Cesar Bruneli - [email protected], (11) 3180-3220
Alex Sallai - [email protected], (11) 3180-3220
Elizangela Marques - [email protected], (11) 3180-3220
Fernando Piovezam - [email protected], (11) 3180-3221

Jornalista, junte-se ao nosso grupo no WhatsApp da ACSP e mantenha-se informado sobre nossas pautas de forma rápida: https://chat.whatsapp.com/LOZFAUNwNZi7ALbV0MtTUy.

Sobre a ACSP:
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 129 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Por ACSP