ACSP: Intenção de compra para o Dia das Crianças mostra avanço moderado em São Paulo

São Paulo, 8 de outubro de 2025- Levantamento realizado pela PiniOn, a pedido da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), revela que 40,6% das famílias paulistas pretendem comprar presentes para o Dia das Crianças em 2025. O percentual supera o registrado no ano anterior, indicando uma recuperação do consumo para a data. Por outro lado, 37,9% afirmaram que não devem presentear, enquanto 21,5% ainda estão indecisos.

Entre os consumidores que planejam comprar presentes, 42% declararam intenção de gastar mais do que em 2024, enquanto 31% pretendem desembolsar menos. A maior parte dos entrevistados (71,7%) estima gastos entre R$ 50 e R$ 450.

Assim como observado em âmbito nacional, a maioria das famílias do Estado de São Paulo demonstrou preferência pelas grandes redes varejistas (45%), com predominância das compras presenciais em lojas físicas (48,8%).

A Tabela 1 do estudo detalha as categorias de produtos mais procuradas, além das modalidades de pagamento mais utilizadas, seja à vista ou parcelado. Vale destacar que os entrevistados puderam indicar mais de uma opção de presente.


De modo geral, assim como observado em âmbito nacional, as intenções de compra para o Dia das Crianças seguem concentradas em itens tradicionais para a data. Os produtos mais mencionados foram roupas, calçados e acessórios (32,6%), seguidos por bonecas (17,5%), carrinhos (14,4%), bicicletas (10,1%) e bolas de futebol (9,4%).

Por outro lado, assim como no ano anterior, a intenção de compra de itens eletrônicos, como videogames, jogos, celulares, computadores, notebooks e tablets, manteve-se em patamar reduzido.

No que se refere aos serviços, a participação de itens como ingressos para cinema, teatro, zoológico, parque aquático, entre outros, caiu para 6,9%, registrando retração em relação ao nível já baixo, identificado na pesquisa de 2024.

Quanto à forma de pagamento, segue predominando a preferência pela modalidade à vista em todas as categorias de bens e serviços investigadas. Esse comportamento pode estar associado ao alto custo do crédito, em um cenário marcado por elevado grau de endividamento das famílias.

Capital paulista apresenta diferenças em relação ao estado

A pesquisa também levantou as intenções de compra de uma amostra de 324 residentes na cidade de São Paulo. De maneira geral, os resultados desse recorte acompanham as tendências observadas no estado, conforme mostra a Tabela 2, que detalha as principais categorias de bens e serviços citadas pelos consumidores do município. A maioria dos entrevistados na capital pretende gastar mais do que no ano passado (43,9%), realizando compras principalmente em grandes redes varejistas (55,9%), com valores entre R$ 50 e R$ 450 (73,7%), e com pagamento à vista.

Entretanto, o levantamento realizado na cidade de São Paulo apresentou duas diferenças significativas em relação à sondagem estadual. Em primeiro lugar, a maioria dos entrevistados declarou não ter intenção de comprar presentes (44,6%). Em segundo, observou-se uma maior preferência pela compra remota, por computador, celular ou tablet, mencionada por 46,8% dos participantes.


Para o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, as intenções de compra para o Dia das Crianças, tanto no âmbito estadual quanto municipal, reforçam a preferência por itens tradicionais. “Assim como observado no cenário nacional, as perspectivas para 2025 parecem um pouco menos favoráveis em comparação com o ano passado. Apesar da continuidade no crescimento da renda e do emprego, os juros elevados e a retração na concessão de crédito, em um contexto de forte endividamento das famílias, tendem a frear o consumo. De todo modo, a proporção de consumidores ainda indecisos permanece alta, o que pode representar uma oportunidade para o varejo impulsionar as vendas”, destaca Ruiz de Gamboa.

 

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Por ACSP - 10/10/2025