ACSP: No “bloco do Impostômetro’’, cachaça e adereços são mais tributados no Carnaval

São Paulo, 08 de fevereiro de 2023 - Enquanto boa parte dos brasileiros se prepara para curtir o Carnaval, a arrecadação de impostos não para. O peso da carga tributária pode ultrapassar, em alguns casos, dos 80% sobre o valor final do produto.

As maiores tributações, de acordo com o levantamento feito pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base no Impostômetro, são as bebidas alcoólicas. A cachaça, por exemplo, compõe 81% em tributos, e o chope, por sua vez, são 62%.

Mas não são apenas os alcoólicos que são tributados. O refrigerante em lata tem alíquota de 46% em tributos e a água mineral 31,5%.

“Alguns produtos são considerados supérfluos e, portanto, possuem tributação elevada”, explica Marcel Solimeo, economista da ACSP.

Os adereços, indispensáveis para a diversão dos foliões, não estão isentos de impostos. Mais de 40% do valor do confete e da serpentina correspondem a tributo.

Vai viajar no Carnaval? Se a resposta for sim, saiba que está mais caro. O levantamento aponta que, no caso das passagens aéreas, houve salto de 9,25%, em 2019, para 22% este ano na tributação. O encarecimento do combustível de aviação, de acordo com Solimeo, é o principal fator da elevação.

“As pessoas foram impedidas de viajar durante dois anos e, mesmo com o preço das passagens aéreas nas alturas, não deixarão de aproveitar o feriado para curtirem a folia”, afirma o economista.

Confira a seguir a lista com itens mais tributados no Carnaval.

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Alan Viana, [email protected], (11) 3180-3220 e (11) 96425.0989

Arthur Gebara, [email protected], (11) 3180-3220

Marina Nascif, [email protected], (11) 3180-3220

Cesar Bruneli, [email protected], (11) 3180-3220

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 128 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Sobre o Impostômetro: O Impostômetro foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar os brasileiros sobre a alta carga tributária e incentivá-los a cobrar os governos por serviços públicos de mais qualidade. Está localizado na sede da ACSP, na Rua Boa Vista, centro da capital paulista. Outros municípios e capitais se espelharam na iniciativa e instalaram seus painéis. No portal é possível visualizar valores arrecadados por período, estado, município e categoria.

 

Por ACSP