São Paulo, 18 de abril de 2023 — A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), reforçando seu compromisso com os empreendedores paulistanos e visando apoiar medidas que aumentem a segurança de todos no centro da capital paulista, reivindica o prosseguimento do edital que prevê a implementação do programa Smart Sampa, um sistema de videomonitoramento inteligente elaborado pela Prefeitura de São Paulo e que permite maior monitoramento das ruas da cidade.
O projeto, lançado pelo órgão municipal ainda em 2022, e que conta com o apoio desta entidade, prevê a instalação de 20 mil câmeras de alta capacidade até 2024, permitindo aos órgãos de segurança (Guarda Civil Metropolitana) e outros serviços municipais (CET, SAMU E Defesa Civil) uma maior eficácia e agilidade no atendimento à possíveis ocorrências.
O sistema contaria, ainda, com a criação da Central de Monitoramento Integrada, elevando consideravelmente a qualidade do monitoramento do entorno — e consequente elevação da sensação de segurança — de comércios, escolas, unidades de saúde, serviços públicos, empresas e demais locais de convivência no município.
Com recursos de identificação facial e detecção de movimento, as câmeras teriam a capacidade de reconhecer atitudes suspeitas, pessoas procuradas, placas de veículos e objetos perdidos. Os equipamentos também abarcariam técnicas de monitoramento de calor, facilitando a supervisão em praças e parques, que normalmente possuem árvores e áreas verdes que podem prejudicar uma vigilância mais precisa.
Estudos internacionais mostram que o videomonitoramento, além de ser uma realidade em metrópoles norte-americanas, chinesas e europeias, é capaz de diminuir a criminalidade em ao menos 50%. Em pesquisa realizada pela Universidade da Carolina do Norte (UNC), nos Estados Unidos, ficou comprovado que câmeras de segurança externas reduzem a chance de crimes contra propriedades particulares ou públicas pela metade. Além disso, outro estudo, dessa vez da Rutgers University, apontou redução da criminalidade nas áreas em que a vigilância foi instalada.
No Brasil, algumas prefeituras já reportam a eficácia da instalação de câmeras inteligentes. A prefeitura de Passo Fundo (RS), por exemplo, viu uma redução de quase 20% nos roubos a pedestres, estabelecimentos comerciais e residências depois da instalação de câmeras de vigilância. No litoral paulista, a cidade de Praia Grande (SP) registrou uma diminuição de 50,1% nos roubos em locais vigiados por câmeras em 2020, na comparação com o ano anterior.
O programa Smart Sampa, de acordo com a Prefeitura de São Paulo, seguirá a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), utilizando informações apenas para os fins de segurança pública, de forma sigilosa e confidencial.
No início deste ano, no entanto, o Tribunal de Contas do Município (TCM) de São Paulo emitiu um relatório preliminar com questionamentos à Prefeitura sobre a implementação do Smart Sampa. O governo municipal, por sua vez, relançou edital atendendo à reivindicação do TCM e agora aguarda um parecer final do órgão para realizar o pregão de lançamento do programa.
Enquanto isso, a criminalidade que avança sobre o Centro tem expulsado comerciantes e consumidores do centro. O tráfico de drogas e o acúmulo de usuários na região da chamada Cracolândia obrigaram dezenas de estabelecimentos a encerrarem as operações.
Para tentar resistir, alguns comerciantes passaram a fechar o acesso às lojas e atender o público por trás de grades. Outros contrataram seguranças particulares para isolar a calçada em frente ao estabelecimento, evitando a concentração de usuários de drogas.
Ainda assim, os saques às lojas e roubos contra potenciais consumidores são frequentes.
Por isso, a ACSP vê o Smart Sampa como uma das soluções possíveis para o enfrentamento da violência que tem atingido em cheio os comerciantes e demais empresas do centro de São Paulo. A segurança do público em geral é primordial para a sustentação e o funcionamento adequado de lojas, serviços e o turismo que, por sua vez, são extremamente importantes para a manutenção e geração de empregos, tão relevantes para o crescimento da economia.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Sammy Eduardo, [email protected], (11) 3180-3720
Arthur Gebara, [email protected], (11) 3180-3220
Marina Nascif, [email protected], (11) 3180-3220
César Bruneli, [email protected], (11) 3180-3220
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 128 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Por ACSP