São Paulo, 07 de dezembro de 2021 - Mesmo com a alta da inflação, o aumento da taxa de juros - que encarece o financiamento das compras - e a perda de renda das famílias, por conta da crise econômica, a movimentação do varejo paulistano está aquecida neste fim de ano. O Balanço de Vendas de novembro, elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com amostra da Boa Vista SA, aponta que houve alta de 10,8% no volume de vendas comparado com o mês de outubro.
A expectativa da ACSP é que as vendas de Natal deste ano aumentem cerca de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. "Existe uma demanda reprimida, porque as pessoas estão começando a circular mais agora, graças ao avanço da vacinação, e o consumidor mostra que já está comprando mais mês após mês", disse Marcel Solimeo, economista da ACSP.
Em dezembro, o valor do Auxílio Brasil, do Governo Federal, também sobe para R$ 400 fato que vai ajudar os comerciantes a venderem mais. "Este dinheiro ajuda o consumidor das classes sociais mais afetadas pela crise a garantirem suas compras de fim de ano", analisou Solimeo.
O Balanço de Vendas de novembro da ACSP também mostra crescimento no volume de vendas de 8,6% em relação ao mesmo mês de 2020 e de 0,9% em relação ao mesmo período de 2019, ano ainda sem pandemia.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Alan Viana, [email protected], (11) 3180-3220
Marcelo Picolo, [email protected], (11) 3180-3220
Gabriel Daniele, [email protected], (11) 3180-3220
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 127 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Por ACSP