São Paulo, 20 de fevereiro de 2024 – A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) projeta um crescimento de, pelo menos, 20% nas vendas de aparelhos de ar-condicionado, em compasso com a produção dos equipamentos, que, segundo a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) deve crescer 15% só neste ano.
No curto prazo, esse aumento na demanda, acima do da produção, pode resultar em elevação dos preços, que também pode impactar a procura e preços dos ar-condicionados. No entanto, a alta dos juros, o endividamento das famílias e a desaceleração econômica devem limitar um crescimento expressivo de vendas de ar-condicionado.
Segundo o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, no curto prazo, se a oferta desses produtos [ar-condicionados, ventiladores e climatizadores] não acompanhar o ritmo da demanda, os preços podem subir, gerando um impacto sazonal que reforça a alta do IPCA.
Ruiz de Gamboa também destaca um possível reflexo no custo da eletricidade. “Com o aumento expressivo no uso de aparelhos de refrigeração, a demanda por energia elétrica pode subir significativamente. Caso a oferta de geração não acompanhe esse crescimento, podemos ter reajustes no preço da energia, o que pressionaria ainda mais a inflação", completa o economista.
Esses aumentos na procura dos aparelhos estão relacionados, direta ou indiretamente, à onda de calor, ou seja, a um choque climático que pode, sim, interferir na produção agrícola e impactar a inflação, especialmente no setor de alimentação e bebidas. “Essa onda extrema de calor pode afetar principalmente frutas, hortaliças e outros alimentos básicos. Como esses produtos têm um peso significativo no IPCA, a menor oferta pode pressionar ainda mais os preços, que já vinham subindo devido a eventos climáticos anteriores, como o excesso de chuvas. Com a intensificação da queda na produção e o aumento da demanda, podemos observar novos reajustes nos preços dos alimentos”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Cesar Bruneli - [email protected], (11) 3180-3220
Alex Sallai - [email protected], (11) 3180-3220
Elizangela Marques - [email protected], (11) 3180-3220
Fernando Piovezam - [email protected], (11) 3180-3221
Jornalista, junte-se ao nosso grupo no WhatsApp da ACSP e mantenha-se informado sobre nossas pautas de forma rápida: https://chat.whatsapp.com/LOZFAUNwNZi7ALbV0MtTUy.
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 130 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Por ACSP - 24/02/2025