Agro precisa de um Plano Safra quinquenal

O Conselho do Agro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) avaliou que o Plano Safra 2023/24 trouxe condições de volume de recursos e de juros possíveis, diante do desafio orçamentário da União e do atual patamar da taxa Selic. “É preciso reconhecer o esforço do ministro Carlos Favaro em assegurar um montante de 27%, acima do ciclo anterior, considerando a modalidade da agricultura empresarial”, pontuou o coordenador do Conselho do Agro da ACSP, Cesario Ramalho.


Para Ramalho, o aumento da oferta de crédito não é ainda o ideal, uma vez que a necessidade de crédito do agro brasileiro se aproxima de R$ 1 trilhão por safra, e o produtor vem, ano a ano, tendo que compor o financiamento em fontes privadas e no mercado de capitais. “Registra-se aqui o dispositivo que premia a sustentabilidade, ao conceder melhores condições de juros de custeio para quem está com o CAR (Cadastro Ambiental Rural) analisado e adota boas práticas agrícolas”, descreveu.


Entre os desafios, o setor produtivo aguarda a viabilidade de mais recursos para equalização das taxas, a definição real da cifra destinada à subvenção do seguro rural e que, de fato, os recursos cheguem até a ponta, sem interrupções abruptas, como se observou na temporada passada.


O coordenador do Conselho do Agro da ACSP afirma que o ministro Fávaro deve buscar pavimentar o caminho para que o Brasil tenha um Plano Safra quinquenal. “É necessário dar ao produtor maior previsibilidade das políticas públicas direcionadas ao setor, e assim fortalecer a confiança para se produzir”, conclui Cesario Ramalho.

 

Arthur Gebara, [email protected], (11) 3180-3220 e (11) 99146-0938

Carla Marins, [email protected], (11) 3180-3220

Marina Nascif, [email protected], (11) 3180-3220

Cesar Bruneli, [email protected], (11) 3180-3220

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 128 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes.

 

Por ACSP