Associação Comercial de SP pede à Prefeitura que reveja o programa Sexta Sem Carro

NOTA À IMPRENSA

Para entidade, bloqueio da rua Boa Vista e entorno é baseado em visões parciais da realidade e traz sérios prejuízos econômicos aos estabelecimentos comerciais

São Paulo, 11 de maio de 2018. A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) solicitou à Prefeitura de São Paulo audiência para rever o programa Sexta Sem Carro. A entidade enviou ofício ao prefeito Bruno Covas na última terça-feira (8/5) a fim de que sejam discutidos os atuais efeitos da ação nos estabelecimentos comerciais do centro da capital. A ACSP está localizada na rua Boa Vista, cujo trânsito é interrompido por decisão da prefeitura nas últimas sextas-feiras de cada mês. Em maio, o programa foi estendido para todas as sextas-feiras do mês.  

Para a entidade, a medida foi adotada “sem qualquer diálogo e sem levar em consideração seu impacto sobre as atividades localizadas na área central, afetando negativamente muitas empresas legalmente estabelecidas, contribuintes de impostos, geradoras de emprego e de renda”.

A ACSP vem sendo procurada por empresários da região central, “que não consideram justa, e nem necessária, a interdição, que afeta negativamente seus negócios. Argumentam que, em um período de grandes dificuldades da economia, caberia ao Poder Público estimular o empreendedorismo e o fortalecimento das empresas, não se justificando restrições que prejudicam suas atividades, com base em visões parciais da realidade”, diz o documento.

A entidade frisou que interdição da Boa Vista tem gerado congestionamentos na região, colocando em dúvida o eventual benefício do bloqueio para a redução da poluição. E pede que o assunto seja discutido pelo diálogo para alcançar a melhor solução para a cidade e sua população.  

Leia abaixo o texto completo do ofício:

 

São Paulo, 8 de maio de 2018.

OF.SG.080/18

Senhor Prefeito,

A Associação Comercial de São Paulo – ACSP pede vênia para transmitir a Vossa Excelência a preocupação dos empresários da Rua Boa Vista e região, no tocante a interdição dessa via com sérios transtornos às atividades empresariais.

A Boa Vista tem tido seu trânsito interrompido com bastante frequência por protestos de movimentos sociais e manifestações diversas, que provocam sérios prejuízos não apenas para as atividades econômicas de estabelecimentos nela localizados, como também na Rua Líbero Badaró e seu entorno, sem que se constate qualquer ação das autoridades para coibir ou amenizar os impactos negativos dessas paralisações.

Se os problemas que as manifestações provocam, e os prejuízos que acarretam não dependem do Poder Municipal, o trânsito na Rua Boa Vista vem sendo interrompido por decisão da Prefeitura nas últimas sextas-feiras do mês, e o foi na última sexta feira, medida que foi adotada sem qualquer diálogo e sem levar em consideração seu impacto sobre as atividades localizadas na área central, afetando negativamente muitas empresas legalmente estabelecidas, contribuintes de impostos, geradoras de emprego e de renda.

Deve-se ressaltar que os congestionamentos provocados pela interdição de uma das mais importantes vias de ligação do trânsito na área central colocam em dúvida o eventual benefício da interdição para a redução da poluição.

A ACSP, através de sua Distrital Centro, vem sendo procurada pelos empresários estabelecidos na região central, que não consideram justa, e nem necessária, a interdição, que afeta negativamente seus negócios. Argumentam que, em um período de grandes dificuldades da economia, caberia ao Poder Público estimular o empreendedorismo e o fortalecimento das empresas, não se justificando restrições que prejudicam suas atividades, com base em visões parciais da realidade.

Tendo em vista o exposto, a ACSP pede vênia para solicitar a Vossa Excelência audiência, a fim de discutir a questão da interdição da Rua Boa Vista, para, pelo diálogo, se encontrar a melhor solução para a cidade e sua população.

A signatária renova a Vossa Excelência manifestação de elevada e distinta consideração.

Alencar Burti
Presidente

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
[email protected]
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287 

Sobre a ACSPA Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 123 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Por Renato Santana de Jesus