Barreiras tarifárias dificultam ingresso no mercado brasileiro, diz embaixador de Bangladesh em evento na ACSP

São Paulo, 20 de agosto de 2019. Empresários do Brasil e de Bangladesh reuniram-se em um encontro de negócios nesta terça-feira (20/8), na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O evento foi organizado pelo São Paulo Chamber of Commerce, órgão de comércio exterior da ACSP, e teve como objetivo divulgar as potencialidades de Bangladesh com o intuito de fomentar novas parcerias comerciais entre os países.

Para o embaixador de Bangladesh, Zulfiqar Rahman, o seu País tem grande interesse em exportar suas produções, mas tem tido dificuldade em ingressar no mercado brasileiro, devido às altas barreiras tarifárias. “Ainda há muita desinformação entre as nações e o que cada uma delas pode ofertar. Também somos fortes na agricultura e tecnologia, porém somos muito lembrados pela moda”, disse.

Com trocas comerciais que, em 2018, totalizaram 1,3 bilhão de dólares, o ministro do comércio de Bangladesh, Tipu Munshi, destaca que, além de ser um dos principais exportadores mundiais do setor têxtil, o País também apresenta grande competitividade industrial em categorias, como a de medicamentos e tecnologia. Por outro lado, ele afirma que o País se interessa pelas importações de soja, algodão, óleo e seus derivados.

O encontro foi coordenado pelo vice-presidente da ACSP, Nelson Kheirallah, que lembrou que o Brasil está passando por uma nova fase de abertura no comércio internacional em que vários acordos têm sido assinados, como o recente pacto feito com a União Europeia e que nesse sentido, a parceria com um asiático, como Bangladesh, é importante para todos.

Ele sinaliza que essa abertura, além de facilitar as negociações entre os países, proporciona uma troca entre as nações, sobretudo com aquilo que cada um faz de melhor.” Esse acordo também é muito importante para a entidade no sentido da nossa internacionalização. Na prática, com ele todas as negociações feitas a partir de agora, com a associação dos fabricantes têxteis de Bangladesh serão intermediadas pela ACSP, que trabalhará ativamente para o desenvolvimento dessa relação”, declarou.

Já o assessor especial da Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Rodrigo Massi, exaltou o orgulho da capital paulista em abrigar comunidades estrangeiras ao longo da história e do desenvolvimento da cidade. A aproximação com Bangladesh, segundo ele, é um passo importante para a evolução das principais cidades de Bangladesh e também do Estado de São Paulo.

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Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 124 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

Por ACSP